Moradores protestam por ciclovia na Lagoa da Conceição


A matéria abaixo foi originalmente publicada no Jornal Notícias do Dia, em 13 de março de 2009. Você pode ver a matéria em .jpg aqui (chamada na capa) e aqui (recorte da pág. 7).

Os únicos equívocos foram corrigidos. A saber, as Bicicletadas na Lagoa da Conceição ocorrerão em todo segundo sábado de cada mês.

Notícias do Dia - logo

Movimento pela ciclovia

Pressão. Ciclistas farão manifestação no segundo sábado de cada mês.

Pressão. Ciclistas farão manifestação no segundo sábado de cada mês. Foto: Koldeway A.C./ND

Trânsito.

Um alerta em duas rodas

Moradores da região da Lagoa da Conceição reivindicam ciclovia.

Com apitos, faixas e pedaladas, cerca de 150 moradores do Porto da Lagoa e da Lagoa da Conceição aproveitaram o sábado de sol para andar de bicicleta na rua Vereador Osni Ortiga, não a passeio, mas em protesto a favor de uma ciclovia na região.

O anseio da comunidade pela obra não é recente. Há 12 anos a Associação de Moradores do Porto da Lagoa (Ampola) reivindica melhorias na via. O grupo trava uma luta diária contra motoristas que não reconhecem a bicicleta como um meio de transporte. “Agora estamos decididos. Nossa luta será constante, as manifestações ocorrerão todos os meses até o governo municipal nos dar uma posição”, avisa o presidente da Ampola, Renato Oliveira.

Ciclistas profissionais, famílias, jovens e crianças participaram da bicicletada. O convite foi enviado à prefeitura e para a Câmara de Vereadores, mas apenas o vereador Renato Geske compareceu. Segundo ele, somente com manifestações uma comunidade pode conseguir melhorias para seu bairro. “No governo municipal sempre foi assim, é atendido quem grita mais”, argumenta. A rua Vereador Osni Ortiga possui mais de quatro quilômetros de extensão, é a principal via de acesso entre o Porto da Lagoa e a Lagoa da Conceição. Por ela, passam em média 10mil veículos ao dia. “Devido à ineficiência viária, acidentes e atropelamentos são constantes, por conseqüência, quem mais sai prejudicado é o ciclista, que precisa ter muito cuidado para não ser jogado para fora do asfalto”, lembra Daniel de Araújo Costa, biólogo e ciclista atingido duas vezes pelos veículos.

Mesmo conhecendo estes perigos, o vigilante Sandro Furtado, 38 anos, percorre todos os dias o trajeto de bicicleta. Um passeio que ele repete com a família nos fins de semana. “A bicicleta contribui com a saúde, com o meio ambiente e na economia das despesas”, diz Sandro.

noticias-do-dia-2009-04-06-fig2

Tentativa. Bicicletada será repetida todos os meses para chamar atenção. Foto: Koldeway A.C./ND.

Projeto Concluído

Há 15 dias, em reunião entre os moradores, o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) apresentou o projeto de ciclovia da Osni Ortiga, orçado em R$ 500 mil e com prazo para entrega de seis meses. No entanto, conforme o presidente da associação, até o momento não houve posição da prefeitura.

A obra integra o programa Rotas Inteligentes, desenvolvido na Capital para incentivar o uso da bicicleta e desafogar o trânsito nas regiões mais movimentadas da Ilha. “Só falta vontade política, por isso vamos lutar pelo nosso propósito”, completa Oliveira.

A bicicletada ocorrerá todo primeiro segundo sábado do mês e a concentração dos participantes será na sede da associação, localizada no Porto da Lagoa.

Por Aline Rebequi

Saiba mais:

Veja como foi o primeiro Passeio Ciclístico da Lagoa.

Relatos:

Bicicleta na Rua
Jornal da Lagoa
Jornal Notícias do Dia
Movimento Ciclovia na Lagoa Já

Fotos:

Ana Carolina Vivian
Caminhos do Sertão
Ciclista Fabiano

Vídeos:

Bicicleta na Rua
Daniel de A. Costa
Lagoa Virtual
Patrola – RBS TV/Globo

Problemática:

Bicicleta na Rua
Caminhos do Sertão
Jornal da Lagoa
Jornal Notícias do Dia
Movimento Ciclovia na Lagoa Já

About these ads

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

One Response to Moradores protestam por ciclovia na Lagoa da Conceição

  1. Pingback: Fique por dentro Moradores » Blog Archive » Moradores protestam por ciclovia na Lagoa da Conceição « Bicicleta …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.242 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: