Em memória às vítimas de trânsito


Acontecerá este domingo, 16 de novembro, em Florianópolis, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito – Um Sopro pela Vida, que tem como tema para este ano “Bebida & Direção”. A organização está por conta do ICETRAN – Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes. Às 18h, na Igreja da Agronômica, terá início uma celebração eucarística. A partir das 19h, no Koxixo’s, um comando educativo distribuirá panfletos e materiais educativos sobre o tema.

Divulgação do Dia Mundial em Memória das Vitimas de Trânsito

Divulgação do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua Assembléia Geral de 2005, a ser realizado no terceiro domingo do mês de novembro. No Brasil, ele foi realizado pela primeira vez no ano de 2007, sendo que Florianópolis foi uma das cidades que promoveu iniciativas de educação no trânsito.

O tema deste ano, em meio ao vigor da Lei Seca, remete nos ciclistas as perdas trágicas que tivemos na Grande Florianópolis. Em agosto, o triatleta Rodrigo Machado Lucianetti faleceu após um motorista embriagado invadir o acostamento da pista contrária e acertá-lo de frente quando ele pedalava pela SC-402, em Jurerê. Cerca de 1 mês depois, Rodrigo Wilmar da Costa morreu após um motorista alcoolizado tê-lo atingido quando pedalava no acostamento da SC-401, próximo ao trevo de Canasvieiras. Em ambos os locais, foram instaladas ghost bikes ou “bicicletas fantasmas” (leia mais aqui).

Sabemos que educação no trânsito é essencial. Transmite maior segurança para usar o nosso modal e fornece-nos, ao menos, a impressão de um mundo mais solidário e melhor para se vivenciar e viver.

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: