(II) Interplanetária – Rodas a girar rumo ao litoral


Enquanto centenas de pessoas se aglomeravam na Praça do Ciclista, o ônibus que me trazia a São Paulo ainda não havia chegado na Rodoviária do Tietê.

André Pasqualini.

Ciclistas reunidos na Praça do Ciclista. Foto: André Pasqualini.

Às 7h, os ciclistas saíram da região da Bela Vista, pedalando em direção à Vila Mariana (na estação Santa Cruz do metrô havia uma pequena concentração de ciclistas esperando para se juntarem à Massa Crítica) e ao Jabaquara, antes de adentrarem a SP-160 (Imigrantes). Escoltando-os, estavam ao menos 2 viaturas da Polícia Militar e um veículo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), além de, como viríamos a saber a posteriori um funcionário da concessionária Ecovias.

Silvio DM.

Ciclistas partem da Praça do Ciclista. Foto: Silvio DM.

Rodrigo Navarro.

Ciclistas pedalam na Bicicletada Interplanetária. Foto: Rodrigo Navarro.

Rodrigo Navarro.

Ciclistas pedalam na Bicicletada Interplanetária. Foto: Rodrigo Navarro.

Aproximadamente às 7h30, o ônibus da 1001 que me trazia de Florianópolis parou. Além da minha bagagem (que, por sinal, era muita), trouxera a minha bicicletada também. Por pior que estivesse me sentindo nas semanas que se antecederam, não poderia perder a Bicicletada Interplanetária. Meu pai encontrou-me próximo aos telefones públicos dentro da rodoviária. Ele me havia trazido isotônicos, frutas e barras de cereal para agüentar a aventura. Alonguei-me lá mesmo na rodoviária. Na mochila, coloquei também uma bela blusa e uma bandeira do Brasil. Vesti minha camiseta de ciclista e meu colete refletor. Despedi-me de meu pai, que voltaria para casa com minha bagagem. Pus meu capacete e, às 8h, rumei a Santos.

Ciclista Fabiano.

Minha bicicleta sendo descarregada do ônibus. Foto: Ciclista Fabiano.

Sai da Av. Cruzeiro do Sul e continuei pela Av. do Estado. O trânsito estava carregado e tranqüilamente ia ultrapassando os carros, ônibus e caminhões. Estes, ao descarregarem, provocavam uma lentidão ainda maior no tráfego de automóveis, que, em excesso, já estupiam as vias. Virei na Av. Dom Pedro e, lá, já sem grande fluxo de automóveis, os veículos andavam em altas velocidades. Às vezes, altas até demais. Constantemente, demasiadamente próximos a mim. Nessas horas é que é bom ser um ciclista urbano relativamente experiente para não se intimidar e ocupar de 1/3 a 1/2 da pista. Deu para evitar muitas finas desse jeito.

Continuei pela Av. Ricardo Jafet e, em seguida, pela Imigrantes. Nesta rodovia, percebe-se claramente que o ciclista é muito bem-vindo.

Ciclista Fabiano

Foto: Ciclista Fabiano.

A placa acima (R-12 – “Proibido trânsito de bicicletas“) foi colocada com base em uma legislação estadual antiga e já fora de vigor. Atualmente, a placa é ilegal, como está bem explicado no CicloBR.

Às 9h10, liguei para o André Pasqualini (do CicloBR). Os ciclistas estavam no km18 da Imigrantes, cerca de 12km à minha frente.

Saiba mais sobre a Bicicletada Interplanetária:

Cobertura completa do “Bicicleta na Rua”

(I) Interplanetária – O período precedente
(II) Interplanetária – Rodas a girar rumo ao litoral
(III) Interplanetária – As primeiras infrações da PMR e os bloqueios
(IV) Quantos ciclistas tinham, afinal?
(V) Interplanetária – Perseguição policial
(VI) Interplanetária – Ciclistas são impedidos de pedalarem até o litoral
(VII) Interplanetária – Policiais cumprem horas extras para bloquear descida de ciclistas ao litoral
(VIII) Interplanetária – Policiais ignoram leis
(IX) Interplanetária – Polícia Rodoviária gasta mais de R$16 500,00 impedindo ciclistas de irem ao litoral
(X) Interplanetária – Bares amigo e não amigo dos ciclistas
(XI) Interplanetária – Os primeiros a chegarem a Santos
(XII) Interplanetária – Bloqueio dos Caminhos do Mar
(XIII) Interplanetária – A Estrada da Xiboca
(XIV) Interplanetária – “Pequenos” problemas técnicos: o pneu vegano e a Estrada de Manutenção
(XV) Interplanetária – Santos, enfim!
(XVI) Interplanetária – Faltam bicicletários no Litoral Plaza Shopping
(XVII) Interplanetária – O retorno a São Paulo

Veja também

Bicicletada Interplanetária 2008

Relatos:

Aninha
CicloBR (chegou a Santos)
Ecologia Urbana
Eu vou voando…
MTV Pública
Nicolas Lechopier (em francês) (chegou a Santos)
Sampa Bike Tour {Parte 1} {Parte 2}
TAS Cidade
Vá de Bike!
XpK

Fotos:

Bruno Gola
Ciclista Fabiano (chegou a Santos)
CicloBR (chegou a Santos)
Ecologia Urbana
Limão
Macaco Véio (chegou a Santos)
Mila Molina
Rodrigo Navarro (chegou a Santos)
silviobikersp
XpK

Vídeos:

Brudut
ederson araujo
Ecologia Urbana {1} {2} [3} {4} {5} {6} {7}
Fabiano Faga Pacheco {1} {2} {3} {4} {5} {6} {7} {8} {9} {10} {11} {12} {13} {14} {15} {16} {17} {18} {19} {20} {21} {22} {23} {24} {25} {26} {27} {28} {29} {30} {31} {32} {33} {34} (chegou a Santos)
Guilherme Sanches
jlpinha {1} {2} {3} {4}
Limão
lucmut {1} {2}
Renata Falzoni – ESPN
Mathias (chegou a Santos)
TASCidade
Tinho {1} {2} {3} {4} {5} {6} {7} {8} {9} {10} {11} {12} {13} {14} {15} {16} {17} {18} {19} {20} {21} {22} {23} {24} {25}
TV Record

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

Deixe um comentário

