(XII) Interplanetária – Bloqueio dos Caminhos do Mar

Estávamos em 17 ciclistas. Nossa idéia era descer ao litoral pela Estrada Velha de Santos. A nós, juntou-se o Silas, que não estivera na Interplanetária, mas já pedalara até Santos usando o caminho almejado.

Depois das 23h, saímos do restaurante, montamos em nossas bikes e voltamos à estrada. Começamos indo em pequenos grupos de 3 a 5 ciclistas. Faróis desligados, capacetes escondidos. Logo no começo, meu pneu furou. Seria o primeiro de muitos furos.

Chegamos a nos agrupar, mas desagrupamos quando observamos a polícia militar apartando uma briga numa festa à beira da estrada. Sabe como é, eles sabiam que não íamos desistir de ir ao litoral. Todas as câmeras da Ecovias estavam à busca de ciclistas. Se bobear, até o tenente Caria estaria fazendo hora extra só para garantir que mais ninguém desceria ao litoral.

Passada a viatura, seguimos em direção ao Pólo Ecoturístico Caminhos do Mar, por onde a estrada passa, e recolocamos nossos capacetes e nossos piscas. A estrada não era totalmente iluminada. Num certo trecho, olhei para trás e, maravilhado, observei uma fila de lanternas piscando na escuridão.

A iluminação urbana começou a escassear até tornar-se inexistente. Apesar das lanternas que brilhavam, elas não eram tão necessárias. O luar possibilitava-nos enxergar ao redor. Os ruídos da cidade não eram ouvidos ali. Na estrada, quase deserta, escutava-se a brisa leve, as folhas movendo-se, as cigarras cimbaleando, os sapos coaxando, as rodas girando.

img-2020

Ciclistas trafegam na escuridão rumo ao Pólo Ecoturístico Caminhos do Mar. Foto: André Pasqualini.

Passamos pessoas a acampar e, pouco à frente, uma iluminação clareava uma curva à esquerda. Antes de chegar à fonte, tivemos que traspassar uma cerca de arame. Para nosso susto, piscou a luz de uma viatura. Estávamos bem diante da entrada do parque.

Diferentemente de anos atrás, agora o parque tem uma portaria. Notícia ótima para um biólogo, que passa a ter a reserva melhor fiscalizada e os excessos coibidos – parece que muita gente ia se embebedar por lá e que um dos patrimônios do parque, a Casa de Pedra, fora bastante deteriorado.

Ciclista Fabiano

Vigilantes na portaria do Pólo Ecoturístico Caminhos do Mar. Foto: Ciclista Fabiano.

Até que tentamos fazer algum acordo. Poderíamos percorrer os 10km que nos separavam de Santos na boléia de uma das picapes da vigilância do parque, mas não deu. Ainda poderíamos tentar falar com os guias, que chegariam no parque às 6h. Durante um tempo, ficamos em frente à entrada de lá. A galera uniu-se para se esquentar. Eu queria mesmo era dar uma pedalada até a Estrada da Xiboca, que os seguranças afirmaram estar a 6km daquela portaria.

Às 2h30, os ciclistas estavam dispostos a retornarem, seja para suas casas, seja para um hotel em Riacho Grande, mas eu me mantive firme na idéia de adormecer apenas na Praia Grande.

Saiba mais sobre a Bicicletada Interplanetária:

Cobertura completa do “Bicicleta na Rua”

(I) Interplanetária – O período precedente
(II) Interplanetária – Rodas a girar rumo ao litoral
(III) Interplanetária – As primeiras infrações da PMR e os bloqueios
(IV) Quantos ciclistas tinham, afinal?
(V) Interplanetária – Perseguição policial
(VI) Interplanetária – Ciclistas são impedidos de pedalarem até o litoral
(VII) Interplanetária – Policiais cumprem horas extras para bloquear descida de ciclistas ao litoral
(VIII) Interplanetária – Policiais ignoram leis
(IX) Interplanetária – Polícia Rodoviária gasta mais de R$16 500,00 impedindo ciclistas de irem ao litoral
(X) Interplanetária – Bares amigo e não amigo dos ciclistas
(XI) Interplanetária – Os primeiros a chegarem a Santos
(XII) Interplanetária – Bloqueio dos Caminhos do Mar
(XIII) Interplanetária – A Estrada da Xiboca
(XIV) Interplanetária – “Pequenos” problemas técnicos: o pneu vegano e a Estrada de Manutenção
(XV) Interplanetária – Santos, enfim!