Começa julgamento do jovem embriagado que assassinou triatleta após Lei Seca


A reportagem abaixo foi originalmente publicada no Jornal Notícias do Dia, versão da Grande Florianópolis, em 8 de maio de 2009. O único pequeno deslize foi corrigido no próprio texto.

Notícias do Dia - logo

Ciclistas atropelados.

Começa a batalha jurídica

Com a alegria de quem sabe dar valor à vida, o triatleta Marcelo Occhialini Godoy já voltou a nadar e a correr, mas ainda não treina de bicicleta, pois não consegue apoiar o braço no guidão. Ele não está totalmente recuperado das fraturas expostas que sofreu no braço e na perna direita, na manhã do dia 3 de agosto de 2008, ao ser atropelado por um motorista embriagado quando pedalava na SC-401 SC-402, em Jurerê Internacional, junto de seu amigo Rodrigo Lucianetti, que morreu no local aos 31 anos. Na próxima segunda-feira, às 14h, começa uma batalha jurídica, com a demarcação da primeira audiência criminal.

Godoy espera que o acusado Thiago Luiz Stabile, 21 anos, seja penalizado. “Bebeu e pegou o volante: tem de assumir as conseqüências. No acidente nem nos deu assistência, só não fugiu porque o carro dele não estava em condições de uso. Em nenhum momento entrou em contato comigo e com a viúva para pedir desculpas”, denuncia a vítima. O triatleta também critica a defesa do acusado que, segundo ele, chega a insinuar que os próprios ciclistas atropelaram o veículo.

Para pedir agilidade na decisão do caso e punição para o autor do acidente, será realizada uma manifestação pública, às 12h30, em frente ao Fórum da Capital. “Marcamos com toda a turma do triathlon, Ironman, amigos e parentes. Vamos levar cartazes para não deixar passar em branco esse crime”, garante Godoy.

Embriaguez ao volante

Quando ocorreu o acidente, 0s amigos treinavam para o Ironman 70.3, disputado em setembro em Penha, Litoral Norte. O teor alcoólico de Stabile, que estava com um veículo Gol, com placa de Rio do Sul, foi constatado por bafômetro. Se o jovem for condenado por homicídio doloso, como deseja a acusação, pode pegar de seis a 20 anos de reclusão devido ao crime de homicídio consumado; de seis anos de detenção por tentativa de homicídio e de seis a três anos por embriaguez ao volante.

Saiba mais:

Mais rigor no trânsito – artigo de Clarissa Homsi mostra as tendências do Judiciário no tratamento às infrações de trânsito.
A rodovia das mortes – Quando ciclistas são assassinados – matéria do Bicicleta na Rua aborda o descaso das autoridades públicas estaduais para a situação que ciclistas e pedestres enfrentam na SC-401.
Bicicletas-fantasmas em Florianópolis para o mundo saber – as homenagens aos ciclistas falecidos na Grande Florianópolis chegaram ao site internacional Ghostbikes.org.
Papo no Deinfra: sobre bicicletas em acostamento e o caso de Jurerê – conteúdo do Bicicleta na Rua mostra que se pensava em retirar as bicicletas-fantasmas dos locais onde foram instaladas.
Passeata faz homenagem a triatleta morto ao ser atropelado por motorista bêbado – reportagem do Diário Catarinense sobre a Passeata pela Vida.
Motorista embriagado provoca morte de ciclista em Florianópolis – reportagem do Diário Catarinense sobre a tragédia dos ciclistas.

Anúncios

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

6 Responses to Começa julgamento do jovem embriagado que assassinou triatleta após Lei Seca

  1. Pingback: Imprudência dos catarinenses torna banal a violência no trânsito « Bicicletada Floripa

  2. Pingback: Brechas na legislação favorecem crimes de trânsito « Bicicletada Floripa

  3. Pingback: Para não esquecer – Primeira ghost bike de Florianópolis « Bicicleta na Rua

  4. Pingback: Ciclistas mortos na Grande Florianópolis após a vigência da Lei Seca « Bicicleta na Rua

  5. Pingback: Motorista embriagado que matou ciclista no Jurerê vai a júri popular « Bicicleta na Rua

  6. Pingback: Sentimento extravasado « Bicicleta na Rua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: