CicloAitiara – uma idéia genial


Projeto CicloAitiara

A idéia é incrível: adquirir conhecimentos, tanto curriculares quanto de vida, através de experiências pessoais. Agora a grande sacada: sobre duas rodas. Pois é isso o que está acontecendo desde o dia 14 de maio com 26 alunos da Escola Waldorf Aitiara, de Botucatu, no interior do Estado de São Paulo. Os alunos, do 11º ano, estão envolvidos no Projeto CicloAitiara. Durante 11 dias, os estudantes percorrerão, de bicicleta, cerca de 300km entre as cidades de São Miguel Arcanjo (SP) e Paranaguá (PR). E, no meio do caminho, aprenderão conteúdos de biologia, filosofia e história, entre outros.

Do ponto de vista didático, os jovens perceberão, no percurso, como a fauna, a flora e os aspectos físicos interagem para formar os ecossistemas e como as populações humanas moldam o ambiente e são moldadas por ele. A diferença é que os alunos perceberão isso na prática. Eles observarão as diferentes comunidades humanas e prestarão atenção aos valores importantes em cada uma delas e como esses valores tiveram a sua origem.

Cicloaitiara 006

Aprendizado, vivência e – por que não? – diversão! O Projeto CicloAitiara une o útil ao agradável. Através da experiência de uma cicloviagem em grupo – e de tudo o que ela pode proporcionar: coletividade, solidariedade, companherismo -, os alunos adquirem novos valores, novos pontos de vista, enxergam situações sob ópticas diferentes, podem perceber realidades de maneiras bem mais profundas do que se estivessem em sala de aula. Estimulam a memória de modo a não apenas decorarem o que lhes foi passado – os alunos aprendem por terem vivenciado as situações!

A utilização da bicicleta nesse percurso tem motivos especiais… Além de ser um transporte ecologicamente correto e também proporcionar velocidades que permitam às pessoas tanto observar atentamente o seu redor quanto perceber as variações ambientais que se apresentam no caminho, as pessoas vêem-se valorizadas em cumprir toda essa aprendizagem dependendo-se de si mesmas para cumprirem os seus trajetos. Afinal, os jovens esforçaram-se para tanto e, com certeza, conseguirão chegar a Paranaguá com um vasto conhecimento novo.

No meio disso tudo, a bicicleta valoriza o aprendizado e é, por sua vez, valorizada. Os alunos provam que a bicicleta é um meio de transporte que, além de poder ser usado para locomoção urbana e viagens, pode ser um veículo de ensino, aliado da educação.

Fique por dentro

Além dos 26 estudantes, 3 professores, 2 pais de alunos e mais 4 ciclistas urbanos participam do Projeto CicloAitiara. Os alunos e professores estão relatando a experiência num blogue. Várias postagens estão engraçadas e vale muito a pena acompanhar os textos até o final da viagem.

Um dos ciclistas que estão lá para auxiliar e acompanhar os alunos, André Pasqualini também está mantendo um diário de bordo da viagem e disponibilizando seus álbuns de fotos.

Saiba mais:

SP: Alunos de escola rural percorrem 300km de bicicleta – matéria do Iuri Rubim no Blog das Ruas sobre a empreitada.

Obs.: este blogue ainda não está adotando todas as regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Anúncios

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

One Response to CicloAitiara – uma idéia genial

  1. Pingback: Uma viagem para aprender e nunca mais esquecer | + Vá de bike! +

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: