Mais ciclovias em Blumenau


A reportagem abaixo foi originalmente publicada no Jornal de Santa Catarina, em 13 de julho de 2009. Você pode ver a matéria no site do periódico aqui.

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PLANEJAMENTO URBANO

Blumenau implanta mais ciclovias

Em duas semanas, ciclistas terão novos espaços exclusivos para pedalar pelas ruas do Bairro Vila Nova

BLUMENAU – A faixa branca e vermelha na lateral da rua estende-se até onde a visão alcança. Acompanha curvas, subidas e descidas. Ao longo do trecho, imagens de uma bicicleta, pintada em branco sobre o asfalto, deixam claro a utilidade do espaço que, em breve, será exclusivo dos ciclistas. Esse é o cenário de quem passa pelas ruas Almirante Barroso, que está recebendo ciclovia, e pela Theodoro Holtrup, onde a faixa exclusiva para ciclistas já existente está sendo sinalizada.

Segundo o diretor de Serviços Urbanos da prefeitura, Valdecir Dutra, as ciclovias devem receber ainda tachões para delimitar o espaço das bicicletas e sinalização vertical. A previsão é que, se o tempo contribuir, os trabalhos estejam concluídos em duas semanas. A partir daí, nenhum veículo poderá trafegar ou estacionar no local.

A implantação de espaços exclusivos para ciclistas é apontado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Seterb como uma das medidas fundamentais para estimular o uso de meios de transporte alternativos e diminuir o número de carros nas ruas. A criação das ciclovias nas ruas Almirante Barroso e Theodoro Holtrup, no entanto, ainda está longe de solucionar o problema da falta de passeio adequado para adeptos da bicicleta. Apesar de espalhadas por todo o município, as ciclovias já existentes – cerca de 48 quilômetros – não são integradas, fazendo com que os espaços para ciclistas estejam restritos a pequenos trechos.

– Seria irresponsabilidade incentivarmos o uso da bicicleta sem que as pessoas tenham estrutura para isso. As novas ciclofaixas são um passo adiante, mas temos que reservar campanhas de estímulo para um segundo momento – avalia Eldon Jung, um dos coordenadores da Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC Ciclovias).

Projeto prevê 145 quilômetros de ciclovias

De acordo com a diretora de Planejamento Viário, Rita de Cássia Bruel Antonio, o município pretende implantar novos espaços para ciclistas gradualmente, ao longo deste ano e do próximo. A intenção é oferecer, no total, 145 quilômetros de ciclovias em vias consideradas estratégicas, do Norte ao Sul da cidade. A Rua Benjamin Constant será uma das próximas a receber a faixa exclusiva para os ciclistas, porém não há calendário definido para o processo de implantação.

– Infelizmente, não podemos criar toda a infraestrutura de uma só vez. Hoje, temos um monte de segmentos que ainda não são ligados. Mas entendemos que é uma maneira de começar a incentivar a cultura do uso da bicicleta – defende a diretora.

Mapa das ciclovias. Punição. Para manter um convívio amistoso nas ruas da cidade, o motorista não deve estacionar sobre ciclovias ou ciclofaixas. Se fizer isso, terá de pagar multa no valor de R$ 127,69 e terá cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A rigidez da infração é maior quando o motorista ou motociclista transita nas vias exclusivas para ciclistas. Além de somar mais sete pontos na carteira, a penalidade gravíssima custa R$ 574,62. Acidentes. Até o final de maio de 2009, dos 2.530 veículos envolvidos em acidentes de trânsito em Blumenau, 2,4% (62) eram bicicletas. Ano passado, o município não registrou nenhuma morte de ciclista. Este ano, das 18 mortes no trânsito, uma envolveu um ciclista.(Veja em .pdf)

Por Rafael Waltrick

Saiba mais:

Antes que o mundo pare – artigo de Fabrício Cardoso fala do excesso de automóveis em Blumenau e estimula o debate sobre as novas ciclofaixas da cidade.
Comerciantes criticam áreas para ciclistas – reportagem no Jornal de Santa Catarina faz o contraponto com as queixas dos comerciantes.

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

11 Responses to Mais ciclovias em Blumenau

  1. Pingback: Vez dos ciclistas « Bicicletada Floripa

  2. bicicletanarua says:

    10000 acessos

  3. Gabriel says:

    Moro na vila nova, e até agora a faixa vermelho e branca só serve como estacionamento de carros!
    Tenho vontade de passar de bike arrancando retrovisores no chute.

  4. bicicletanarua says:

    Gabriel, a sua resposta lembra-me uma situação vivenciada pelos ciclistas de Florianópolis, observada em http://bicicletadafloripa.wordpress.com/2009/07/06/cade-a-ciclofaixa/

    A recomendação, na capital catarinense, é telefonar à PM (190) ou à Guarda Municipal (153). Eles são obrigados a investigar o chamado sob pena que incorrerem em crime de prevaricação.
    Você também pode fazer um BO, que dificilmente seguirá à frente na maioria das delegacias do país (mas é válido para se provar que tal pessoa já cometeu infração anterior de trânsito, o que é muito válido no caso de a pessoa chegar a atropelar alguém posteriormente – ela não poderá alegar que estava com a “ficha limpa”).
    Outra resposta a esses carros estacionados é encontrada em http://estacionaramsobreaciclofaixa.wordpress.com/
    Abraços,
    Bicicleta na Rua

  5. Gunnar says:

    Gabriel, não faça isso.

    (Muito melhor é um risco bem fundo na lateral, do farol da frente até o de trás)

    É guerra.

  6. Marcelo says:

    Tem que fazer igual o cara fez no final deste video: http://www.youtube.com/watch?v=NhXo3_UhV38&feature=related

  7. Pingback: Cartas-respostas em favor das ciclofaixas em Blumenau « Bicicleta na Rua

  8. Pingback: A polêmica sobre as ciclofaixas de Blumenau | + Vá de bike! +

  9. Pingback: Joinville, a cidade das bicicletas, está sem ciclovias « Bicicleta na Rua

  10. Sidney says:

    Um grande problema é a falta de lugares seguros para deixar a bicicleta.

    O Shopping Neumarkt cobra o mesmo valor por hora do que uma mota, ou seja R$ 3,00 por hora. É um absurso.

  11. lili says:

    essa do shopping cobrar realmente é o fim do mundo!

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