Blumenau terá sistema de bicicletas públicas


A reportagem abaixo foi originalmente publicada no Jornal de Santa Catarina, na edição de 29 de agosto de 2009. Você pode ver a matéria no site do periódico aqui.

Jornal de Santa Catarina - logo

 

INFRAESTRUTURA URBANA

Bicicleta de aluguel

A partir do dia 22 de setembro, o blumenauense poderá pedalar pelo Centro através de um sistema de locação.

Os motivos para aderir ao Dia Mundial Sem Carro, em 22 de setembro, estão aumentando. Até a metade do próximo mês, novas ciclovias devem estar prontas e quem reclamava da falta de bicicleta vai poder alugar uma das 60 que ficarão disponíveis à comunidade.

O município terá seis estações para o aluguel de bicicletas. A iniciativa é uma proposta do Consórcio Siga para aproveitar a implantação das ciclovias na cidade. O projeto funcionará um ano em caráter de experiência. Se for bem aceito pela população, o número de estações e bicicletas à disposição aumentará. Quem afirma é o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), Rudolf Clebsch.

– Aproveitando o aumento da malha cicloviária, o Siga propôs um teste, utilizando sistemas parecidos com o de cidades como Rio de Janeiro e Paris – comenta Clebsch, que dia 22 de setembro irá de bicicleta ao trabalho.

Inicialmente, as estações vão contemplar a área central da cidade. Os pontos para o aluguel das bicicletas serão no Terminal da Proeb, Terminal da Fonte, Shopping Neumarkt, Ginásio do Galegão, prefeitura e Furb.

O sistema será todo informatizado e não haverá pessoas controlando a retirada das bicicletas.

– A bicicleta fica em segurança na estação e nós teremos todas as informações sobre saída e entrada dos veículos – explica o presidente do Seterb, que esteve recentemente no Rio de Janeiro para verificar como funciona o Samba, sistema de locação de bicicletas da capital fluminense.

Projeto quer testar a demanda de ciclistas. Mesmo sem as ciclovias totalmente prontas na região central, há quem já tenha optado pelo pedal como meio de transporte. Felipe Borsoi, 21 anos, usa a bicicleta para ganhar tempo e por ser uma escolha mais econômica. O irmão de Felipe, Raphael Borsoi, 24, só não pedala porque teve a bicicleta roubada há mais ou menos um ano. Ao ser informado da implantação do sistema de locação, Raphael se mostrou empolgado. – Ônibus demora e é caro. De bicicleta, em 30 minutos dá pra ir a vários lugares – argumenta o rapaz. Presidente do Seterb, Rudolf Clebsch explica que a ideia é testar a demanda de ciclistas da cidade. O presidente da Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC Ciclovias), Wilberto Boos, espera que a demanda cresça, mas explica que só o tempo vai mostrar como o povo de Blumenau receberá a iniciativa. Como vai funcionar. Haverá estações para aluguel das bicicletas no Terminal da Proeb, no Galegão, Furb, prefeitura, Shopping Neumarkt e Terminal da Fonte n Cada uma contará com 10 bicicletas. Quem quiser pedalar pelo Centro com uma bike alugada, terá que ter efetuado um cadastro prévio, através de um sistema a ser implantado pelo Siga n As estações serão integradas, o que permitirá que a bicicleta seja devolvida em qualquer uma delas. O usuário terá 30 minutos de uso gratuito. Ao passar desse limite, o pagamento será feito através do celular. A ideia é integrar também o cartão Siga, usado como vale-transporte, para fazer a cobrança n As taxas do serviço e outros detalhes, como possíveis restrições a usuários com menos de 18 anos, devem ser definidos até 15 de setembro n O sistema será todo informatizado e informará o número de bicicletas retiradas e espaços vagos em cada estação n Uma unidade móvel fará o controle para que haja a disponibilidade de bicicletas e vagas para devolução em todas as estações n As bicicletas terão acessórios de segurança e design diferenciado, o que facilitará a identificação(veja em .pdf)

Por Vinicius Batista

Saiba mais:

Bicicleta ganha espaço em Blumenau As ciclofaixas blumenauenses começam a sair do papel e formar uma estrutura interligada nas ruas da região central.
Bicicleta vence Desafio Intermodal em Blumenau – Num teste comparando bicicleta, automóvel e transporte público, o ciclista deu-se melhor em trecho de 3,5km pelas ruas de Blumenau.
Blumenau implanta mais ciclovias – Reportagem do Jornal de Santa Catarina mostra as novas obras cicloviárias de Blumenau.
Antes que o mundo pare – artigo de Fabrício Cardoso fala do excesso de automóveis em Blumenau e estimula o debate sobre as novas ciclofaixas da cidade.
A polêmica sobre as ciclofaixas de Blumenau – Artigo de Willian Cruz mostra sua opinião e relaciona os fatos que acontecem em Blumenau com o passado de San Francisco, EUA.
Blumenau: resposta do presidente da UCB – Carta de Antonio Carlos de Mattos Miranda, presidente da União de Ciclistas do Brasil, sobre a polêmica acerca das ciclofaixas em Blumenau.
Cartas-resposta em favor das ciclofaixas em Blumenau – Respostas de cicloativistas e sociedade civil a colunista que ironizou as novas ciclofaixas na cidade.
Comerciantes criticam áreas para ciclistas – Reportagem no Jornal de Santa Catarina faz o contraponto com as queixas dos comerciantes.
Motoristas, ciclistas e outros cidadãos – Artigo de Christian Krambeck fala sobre planejamento urbano, cidadania e qualidade de vida.

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

5 Responses to Blumenau terá sistema de bicicletas públicas

  1. Pingback: Fábio Caparica » del.icio.us entre 08.09.2009 e 10.09.2009

  2. RC disse:

    Tomara qe dê certo. O sistema é perfeito para cidades de porte médio e pequeno. (Para as grandes, também, mas exige mais investimentos e capilaridade.)

  3. Ivana lemos disse:

    positivo, onde me cadastro? grata
    Ivana Lemos

  4. bicicletanarua disse:

    Olá, Ivana!
    Você pode ter mais informações e fazer o cadastro em http://www.mobilicidade.com.br/
    Na época da postagem, ainda estava sendo implantado o sistema. Em breve, teremos mais infos sobre isso no blogue. O SAMBA/ Blumenau começou a funcionar na manhã de ontem.

    Att,
    Bicicleta na Rua.

  5. Pingback: (Bicicultura) Serttel aborda a iniciativa das bicicletas públicas « Bicicleta na Rua

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: