Programe-se: Dia Mundial Sem Carros – Viva o Dia!


Nesta terça-feira, 22 de setembro, comemora-se o Dia Mundial Sem Carros. É um dia para, acima de tudo, refletir-se. Refletir não apenas sobre os problemas do trânsito, sobre o aumento dos congestionamentos. É, acima de tudo, um momento para refletirmos sobre o futuro das cidades que queremos. Queremos um lugar voltado às pessoas, onde possamos usufruir os bens públicos, caminhar pelas calçadas com segurança e atravessar nas faixas de pedestre sem corrermos riscos de atropelamento? Queremos poder andar de bicicleta pelas ruas e ciclovias sabendo que os motoristas nos respeitarão e não tirarão fina? Queremos passeios em que alguém com cadeira de rodas ou bengalas consiga se deslocar? Queremos investimentos que permitam a integração e a socialização entre as pessoas? Por incrível que pareça, tudo isto está interligado.

Nosso modelo de desenvolvimento adotou o rodoviarismo como prerrogativa. Sucateou-se a malha ferroviária brasileira, e espalharam-se as estradas e autopistas. Os automóveis passaram a ser produzidos no país; baratearem-se-nos. Cresceram, também, os acidentes (em números e proporções). Aumentaram-se os níveis de poluição sonora e do ar e o respeito entre as pessoas, ahn, bem, existe respeito no trânsito? Por vezes, fica difícil acreditar…

O desrespeito no trânsito estendeu-se à vida, que se banalizou. A violência até hoje ocupa espaço nobre nos jornais e noticiários. As pessoas passaram, então, a se aprisionarem em apartamentos e em automóveis, em ciclo vicioso.

Ajude a acabar com esse vício e, de quebra, a tornar a cidade mais humana. Neste dia 22 de setembro aproveite para interagir com a cidade numa nova perspectiva.

Se o seu destino ficar entre 2km e 6-8 km, vá de bicicleta. Se for mais longe, aproveite que serão disponibilizados mais ônibus e use o transporte coletivo. Bata papo com outros passageiros. Se estiver de bike, não se esqueça de me cumprimentar!

Em Florianópolis, terão diversas atividades:

  • Às 8h, no trevo do Campeche, sairá um passeio ciclístico com participação de crianças de duas escolas da região.
  • Na UFSC, a partir das 9h, terá Vaga Viva, a durar até depois das 14h. Em caso de chuva, será cancelada.
  • À noite, ocorrerá uma grande pedalada noturna. Às 20h, pontualmente, ciclistas de vários grupos estarão reunidos para um passeio ciclístico pela região central de Florianópolis.

panfleto_dia_sem_carros_2009_2

Precisa de mais motivos para deixar o carro em casa?

Anúncios

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

One Response to Programe-se: Dia Mundial Sem Carros – Viva o Dia!

  1. Pingback: Florianópolis teve sua quarta Vaga Viva nesta sexta-feira « Bicicleta na Rua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: