Governador Celso Ramos (SC): estrada boa para que tráfego?


Repare bem na imagem abaixo. Ela mostra um trecho da rodovia SC-410 no município catarinense de Governador Celso Ramos (antigamente chamado Ganchos).

O asfalto desta estrada foi recentemente recuperado, mas a reportagem que ela ilustrava dava conta do aumento de 500% no número de fatalidades em 1 ano. As principais causas seriam a grande quantidade de curvas acentuadas e, claro, a imprudência dos motoristas.

Mas um detalhe chama mais atenção. A legenda dizia: “Recuperada, SC-410 oferece boas condições de tráfego, mas há motoristas abusando da velocidade”.

Agora a indagação: ela oferece boas condições de tráfego a quem??? Ela possui acostamento, calçadas, espaço seguro para ciclistas transitarem? A imagem acima responde a esses questionamentos. E ela não é favorável a quem transita a pé ou de bicicleta.

Ela não tem fornece estrutura para os modos mais elementares e eficientes de deslocamento. Ao mesmo tempo, não oferece situação de tráfego sequer aos automóveis no caso de um acidente, pela ausência de acostamento.

As melhorias feitas na dita via mostram bem em como o Estado de Santa Catarina está defasado em se tratando de mobilidade urbana. Enquanto lá fora, investe-se em estruturas para ciclistas e pedestres, inclusive fechando-se ruas inteiras aos automóveis, por aqui ainda são tímidas as ações em prol de uma verdadeira mobilidade sustentável.

A contradição é que, enquanto se investiu no asfaltamento da rodovia, se oneraram os cofres públicos com a falta de segurança da mesma via, contabilizada pelo incremento no número de acidentes e de mortes. Contradição ainda maior percebe-se ao analisar os dados: aqueles que deveriam ser os maiores beneficiados pelo asfalto novo, os motoristas, foram, também, as maiores vítimas e inteiramente responsáveis pelo crescimento das fatalidades.

PS: cabe salientar que a Lei Estadual Nº 10.728/1998, que proíbe a execução de novas obras sem a instalação de adequada infraestrutura ciclística, foi desrespeitada.

Anúncios

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

2 Responses to Governador Celso Ramos (SC): estrada boa para que tráfego?

  1. Pingback: Bom exemplo para o trânsito de Ganchos « Bicicleta na Rua

  2. Perla says:

    Quer saber mais informações sobre este local paradisíaco?

    Visite o site http://www.turcelsoramos.com.br e se informe sobre todas as mais de 20 praias da cidade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: