Tijucas adotará medidas de redução de velocidade


A reportagem abaixo foi originalmente publicada no Jornal Notícias do Dia, versão do Vale do Rio Tijucas, em 7 de janeiro de 2010 (pág. A1). A matéria pode ser vista também em .png aqui.

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Trânsito.

Segura o acelerador

Secretaria define até amanhã como reduzir a velocidade na Bayer Filho

Depois de tantos acidentes e contratempos a prefeitura de Tijucas definiu dois dos quatro pontos onde serão implantadas as lombadas eletrõnicas na avenida Bayer Filho. Um deles ficarpa antes do cruzamento com a rua Luiz Hipólito da Cruz. Já o outro, deve ser instalado antes da avenida Hercílio Luz. Até o final da semana a Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Públicos deve definir como os equipamentos serão adquiridos.

Palco de inúmeros acidentes em 2009, a avenida ganhou fama de autódromo Bayer Filho após a conclusão do asfaltamento. A velocidade máxima na via é de 60km/h, mas, sem qualquer tipo de sinalização ou mecanismo de redução, motoristas excedem os limites de velocidade. No último acidente, um carro e uma motocicleta bateram na pista e pararam somente depois de colidir com uma bomba de gasolina em um posto.

Segundo o secretário de Obras, Transportes e Serviços Públicos, Elói Geraldo, a prefeitura já entrou em contato com empresas para definir a forma de compra dos equipamentos. “Existem duas possibilidades para a instalação das lombadas. Na primeira, o município compra os equipamentos e administra as multas. Na segunda, uma empresa instala os equipamentos e faz a manutenção. Em troca, recebe parte dos recursos arrecadados pelas infrações”, explica Geraldo.

ABUSO
Velocidade máxima na via é de 60km/h, mas não há, hoje, meios de fazer o controle.

O secretário afirma que, depois da licitação realizada, o prazo para a conclusão da instalação das lombadas é de até 60 dias. O custo médio para adquirir os produtos é de R$ 100 mil. Caso o município compre os instrumentos, os recursos serão destinados pelo Fundo de Fiscalização do Trânsito da cidade.

Comum. Um dos acidentes na avenida, ocorrido em 17 de dezembro. Foto: Alex W. Farias/ND.

Tachões

Sem ter uma solução pelo menos até março, o secretário viu sua dor de cabeça aumentar em novembro de 2009. Uma normativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o use de tachões para reduzir a velocidade. Hoje, os tachões ou “tartarugas”, como são popularmente conhecidos, ajudam a amenizar o problema em alguns trechos da Bayer Filho. No entanto, deverão ser removidos.

Apesar da proibição, dois pontos com o equipamento estão instalados ao longo da avenida: em frente ao Colégio Ondina Maria Dias e próximo à Praça do Expedicionário. Para o secretário, os redutores de velocidade ficarão na via até a implantação das lombadas eletrônicas.

Se o processo de licitação se estender por um período mais longo que o previsto, o secretário pretende tomar uma medida drástica para solucionar o problema. “Se o processo demorar, vamos fazer lombadas de asfalto”, promete Geraldo.

Everton Palaoro

Veja também:

Tachões….?!?!?!? – A instalação desses equipamentos não tornou a vida dos ciclistas de Florianópolis mais segura.

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

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