Palestra em Blumenau: “Pedalando pelo Brasil”


Pedro Wilson Bertelli já pedalou por quase todas as regiões do país. De norte a Sul, pelo litoral, serra, centro e extremo oeste, cruzou o Brasil de bicicleta. Nesta palestra, a ser realizada no Auditório da Biblioteca da FURB na quinta-feira, 22 de abril, o biólogo e professor universitário vai contar um pouco sobre suas impressões adquiridas sobre duas rodas.

Abaixo, reportagem publicada no jornal Folha de Blumenau, em 15 de dezembro de 2009, sobre a última viagem de Pedro Wilson Bertelli. Você pode ler a matéria no site do periódico aqui.

Professor atravessa o País de bicicleta

O biólogo e professor da Furb, Pedro Wilson Bertelli, começou nesta segunda-feira (14) a aventura que planejou durante os últimos quatro meses: viajar de bicicleta do Acre até Blumenau. A travessia foi iniciada em Assis Brasil, no Norte do País. Durante 41 dias, o professor vai passar por Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, retornando no dia 25 de janeiro.

Professor terá de pedalar mais de 4,5 mil quilômetros para cruzar o País.

No total, o aventureiro vai percorrer mais de 4,5 mil quilômetros. Com 53 anos, o professor carrega na bagagem cerca de 40 quilos, sendo 10 deles de roupas, além de itens pessoais como máquina fotográfica, comida e água. Por dia, o professor deve consumir 15 litros da bebida, que representa o maior gasto da viagem. O peso da bicicleta é de 19 quilos.

Esta é a quarta jornada que o professor faz a bordo da bicicleta, sempre no final do ano. Entre 2004 e 2005, cruzou o País pelo litoral, de Blumenau a Natal, no Rio Grande do Norte. No ano seguinte, veio de Natal, passando por Brasília até a cidade da Oktoberfest. A última viagem foi feita de Belém até Blumenau. “Já desci o Brasil pelo litoral, médio-leste e centro-oeste. Só falta o oeste, o mais desconhecido”, explica.

Rotina

Até janeiro, o professor vai pedalar em média 120 quilômetros por dia em velocidade média de 15 quilômetros por hora. “Não posso pedalar muito rápido de manhã, preciso manter o controle. O dia seguinte deve ser melhor que o anterior para que possa aproveitar a viagem”, revela Bertelli.

Sobre as viagens anteriores, o professor conta que se surpreendeu com a pobreza das cidades do Norte e com o número de crianças às margens das rodovias pedindo comida. Em contrapartida, diz que viu muita carne sendo vendida a preços baixos para a população local por não atender às exigências de exportações.

Roteiro

Veja por onde o ciclista de Blumenau vai passar na viagem:

• Assis Brasil (AC)
• Rio Branco (AC)
• Porto Velho (RO)
• Humaitá (AM)
• Presidente Médici (RO)
• Pontes e Lacerda (MT)
• Rondonópolis (MT)
• Coxim (MS)
• Campo Grande (MS)
• Dourados (MS)
• Cascavel (PR)
• Joaçaba (SC)
• Blumenau (SC)

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

One Response to Palestra em Blumenau: “Pedalando pelo Brasil”

  1. Le disse:

    Ótimo temos q acordar para o bem do nosso ainda Planeta Azul, e consequentemente para o bem d todos os seres vivos dele.
    Agradecida.Leni.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: