Como chegar a um encontro de estudantes num lugar paradisíaco? De bicicleta, claro!


Durante o feriado de Corpus Christi vai ocorrer em Palhoça, SC, mais uma edição do Encontro Regional de Estudantes de Biologia da Região Sul – EREB-Sul. O tema é sugestivo: “Uma Odisséia neste espaço – Um encontro para pensar o encontro”. Vale a pena ler a filosofia na qual os organizadores se embasam.

O local escolhido, relativamente isolado, foi num acampamento na praia da Guarda do Embaú. Apenas três caminhos levam a ela, um deles, por mar. Até poucos anos atrás parte do Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, a Guarda do Embaú hoje faz parte da APA do Entorno Costeiro e há muita pressão política para diminuir ainda mais a proteção ambiental de lá, como fica evidente na proposta do novo plano diretor da cidade, criado às escondidas.

Ainda assim, permanece um recanto quase intocado às margens da BR-101. Um recanto com séria problemática ambiental e também social, com uma comunidade tradicional de pescadores que dependem da pesca da tainha para tirarem seu sustento. Futuramente, planejam alguns administradores, ali poderemos ver prédios e todos os problemas de uma ocupação urbana voltada à especulação imobiliária. É triste imaginar que um dia a Guarda do Embaú possa ser apenas um resquício do que é hoje, abrigando vasta bio- e geodiversidades.

Para esse encontro, algumas surpresas. Estudantes de Florianópolis irão de bicicleta! E convidam a quem mais quiser ir para uma expedição de bike até a guarda.

O caminho será pelo sul da Ilha de Santa Catarina, pegando uma balsa até a Praia dos Sonhos, adjacente. Haverá duas viagens de ida, uma quarta às 12h e outra quinta às 8h. Para quem vai ao encontro, uma boa oportunidade de ir se encontrando e encontrando os demais junto a uma das maneiras de se locomover que provoca maiores encontros.

Está lançado o convite!

Obs.: a volta será por conta de cada participante, visto que a maioria irá permanecer para o EREB-Sul.

Anúncios

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

One Response to Como chegar a um encontro de estudantes num lugar paradisíaco? De bicicleta, claro!

  1. Thaís Prado says:

    É verdade, já consertei 🙂 Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: