(Bicicultura) Abertura no Jornal Ipanema


A matéira abaixo foi publicada no Jornal Ipanema, em 2 de dezembro de 2010, e pode ser lida também neste link.

Qualidade de vida

Prefeito de Sorocaba abre o “Bicicultura 2010”

O prefeito Vitor Lippi fez, no início da tarde desta quinta-feira (2), a abertura oficial do “Bicicultura 2010”, que acontece no Sorocaba Park Hotel e é considerado o maior evento sobre bicicletas do Brasil. Organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, pela União de Ciclistas do Brasil (UCB) e Instituto Pedala Brasil, com apoio do Ministério das Cidades, a programação do evento inclui a realização de palestras, oficinas e vivências, pedaladas e confraternizações, destinadas ao aprimoramento no conhecimento do ciclismo.

Além de participantes de várias partes do Brasil, como Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Bicicultura trouxe a Sorocaba o presidente da União de Ciclistas do Brasil (UCB), Antônio Miranda, e a presidente do Instituto Pedala Brasil (IPB), Ana Lia de Moraes, além de Cláudio Silva, representante da Secretaria Nacional da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, e ainda o prefeito de Rio do Sul (SC), Milton Hobus.

Após da solenidade de abertura, Vitor Lippi proferiu palestra falando sobre os programas que fazem de Sorocaba uma “Cidade Educadora, Cidade Saudável”. Falou também sobre os programas que estimulam as atividades físicas, como 24 Horas de Caminhada, o Pedala Sorocaba, Pedala Noturno. “O gestor público tem que oferecer programas que estimulem a prática de atividades físicas; deve pensar em uma cidade onde os espaços públicos sejam promotores de uma vida saudável”, disse ele.

De acordo com os organizadores, a escolha de Sorocaba para sediar esta nova etapa do Bicicultura ocorreu justamente por causa das políticas públicas do município voltadas ao incentivo desse meio de transporte. Sorocaba possui atualmente 65 quilômetros de ciclovia e vai chegar aos 100 km até 2012, interligando praticamente todas as regiões da cidade. Além disso, a administração promove frequentemente eventos para estimular o uso da bicicleta pela população.

Além do prefeito Vitor Lippi, também estiveram na cerimônia o presidente da Urbes, Renato Gianolla, e os secretários municipais Jussara Carvalho (Meio Ambiente) e Fernando Furukawa (Finanças). O Bicicultura 2010 prossegue até sábado (4).

Informações também no site bicicultura2010.site.com.br.

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: