(Bicicultura) Jornal Cruzeiro do Sul – Ciclistas de Brasília relatam problema em ciclovia de Sorocaba


A notícia abaixo foi originalmente publicada na edição impressa do Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, em 3 de dezembro de 2010, sexta-feira, na página A9. A matéria pode ser lida também neste link.

Ciclistas de Brasília reclamam da ciclovia

Um grupo de ciclistas da cidade de Brasília abordou ontem o prefeito Vitor Lippi (PSDB) dizendo que um deles caiu na ciclovia de Sorocaba, “porque fica escorregadia quando chove”, reclamou. Também pediram uma ação educativa para que os motoristas respeitem mais os ciclistas. As queixas ocorreram logo após o prefeito palestrar sobre “Os avanços de Sorocaba na modalidade por bicicleta”, no evento Bicicultura 2010, que está sendo promovido na cidade até amanhã, e reúne cerca de 150 ciclistas de várias regiões do Brasil.

O ciclista de Brasília, Uirá Felipe Lourenço, falou a Lippi que percorria a ciclovia molhada pela chuva e quando freiou para reduzir a velocidade em uma curva o pneu saiu deslizando no solo escorregadio. Pelas características citadas por Uirá, o fato ocorreu na avenida Rudolf Dafferner, local onde a pintura foi feita nos últimos dias. O grupo também observou que falta sinalização informando aos motoristas que estão cruzando uma ciclovia e a ausência de semáforos para os ciclistas, que ao chegarem em um cruzamento são obrigados a ficar observando as reações dos motoristas para saber se podem cruzar ou não.

Ciclistas reclamaram de solo escorregadio na ciclovia após chuva. Foto: Fábio Rogério.

Para os ciclistas o prefeito afirmou que pedirá para que seja avaliada a situação da aderência da pista quando chove. Explicou que, por conta da inexistência de uma tinta específica para ciclovias, está sendo aplicada a mesma da sinalização de solo habitual do trânsito. “Estamos usando um tipo mais resistente (…) é mais espessa e quanto mais espessa provavelmente é menos aderente”, disse o prefeito aos ciclistas. Quanto ao comportamento dos motoristas, o prefeito disse que é preciso trabalhar na educação e fiscalização e que o município criou os amarelinhos para coibir abusos. À reportagem Lippi que isso foi uma novidade, que nunca tinha ouvido esse tipo de queixa, e vai checar, ver se é alguma tinta nova usada em determinado trecho e que providências poderão ser tomadas. “Eu vou andar com chuva para ver”, disse o prefeito.

Prevenção

O prefeito Vitor Lippi expôs na palestra que a decisão em investir no incentivo da prática do ciclismo e caminhada foi tomada, entre outros motivos, porque prefere combater os problemas de saúde incentivando a prática de exercícios do que ter que gastar na construção de hospitais para tratar de pessoas adoecidas por conta do sedentarismo e obesidade. Os laboratórios internacionais não investem em pistas de caminhada. Citou que as melhores cidades do mundo são as planejadas e as piores, as que não tiveram planejamento. E explicou que o planejamento de Sorocaba prioriza a saúde e a educação.

Bicicultura

A programação do Bicicultura 2010 inclui a realização de palestras, oficinas e vivências, pedaladas e confraternizações, destinadas ao aprimoramento no conhecimento do ciclismo. As palestras são promovidas no Sorocaba Park Hotel e reúne representantes do segmento de mobilidade urbana de todo o país. De acordo com os organizadores, a escolha de Sorocaba para sediar esta nova etapa do Bicicultura ocorreu justamente por causa das políticas públicas do município voltadas ao incentivo desse meio de transporte. Ele é organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes Trânsito e Transportes, pela União de Ciclistas do Brasil (UCB) e Instituto Pedala Brasil e com apoio do Ministério das Cidades. Mais informações e a programação podem ser consultadas no site bicicultura2010.site.com.br.

Leandro Nogueira

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

One Response to (Bicicultura) Jornal Cruzeiro do Sul – Ciclistas de Brasília relatam problema em ciclovia de Sorocaba

  1. Pingback: (Bicicultura) Técnico vai a Sorocaba para tentar arrumar problema em ciclovia « Bicicleta na Rua

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: