(Bicicultura) Jornal Bom Dia – Sorocaba terá mais ciclovias


A reportagem abaixo foi originalmente publicada no Jornal Bom Dia, edição de Sorocaba, no dia 03 de dezembro de 2010 (págs. 10 e 11). A matéria pode ser lida também, na íntegra e com vídeos, neste link.

Bike ganha mais espaço

Prefeito anuncia edital de licitação para contratar empresa que deseje alugar bicicletas e, ainda, a ampliação da ciclovia de Sorocaba que hoje tem 65km para 100km até 2012

Alternativo. A ciclovia da avenida Dom Aguirre é um importante corredor diário no transporte alternativo. Para lazer ou trabalho, é grande o número de ciclistas que cortam a cidade, todos os dias, usando este acesso.

Vou de Bike

Mais cem quilômetros de ciclovias interligando a cidade e a implantação de bicicletas públicas estão previstas dentro do Plano Cicloviário de Sorocaba

Até 2012 Sorocaba deve chegar a mais de 100 quilômetros de ciclovias, concretizando uma parte importante do Plano Cicloviário. Além disso, já no ano que vem, deve entrar em vigor o projeto das bicicletas públicas, que vão ligar várias regiões da cidade. O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo prefeito Vitor Lippi após sua participação no Bicicultura 2010, evento que reúne representantes do segmento de mobilidade urbana de todo o país.

Desde 2009 a Urbes Trânsito e Transporte iniciou estudos para a implantação das bicicletas públicas. “São 13 pontos já definidos. Vamos dar maior possibilidade de locomoção para as pessoas com uma alternativa sustentável”, aponta o prefeito.

Os pontos em que a população poderá retirar as bicicletas se concentram nas zonas norte, oeste e centro, a partir de estudos de trajetos elaborados pela Urbes. São cerca de 10 bicicletas em cada ponto.

O projeto, que começou com 50 pontos, sofreu redução, segundo Lippi, devido a um redimensionamento de valores e do próprio trajeto. “Vamos iniciar o projeto. Reduzimos para ter essa aprendizagem necessária”, avisa.

Concessão

A exploração das bicicletas públicas também inaugura um novo modelo de gestão e parceria de serviços em Sorocaba. Segundo o prefeito, o projeto será uma concessão pública gerida por uma empresa que já detém algum serviço na cidade. “A empresa vai explorar um serviço público e ao invés de pagar a parte onerosa para a prefeitura, poderá explorar a bicicleta”, explica. “Mas para a população é totalmente de graça”, completa.

O projeto das bicicletas públicas, que começou com 50 pontos, sofreu redução, segundo Lippi, devido a um redimensionamento de valores e do próprio trajeto.

As bicicletas devem entrar em operação no ano que vem. Por enquanto, a fase é de elaboração de edital para o chamamento de empresas interessadas no projeto de mobilidade.

Os modelos mais resistentes e os acessórios que compõem o equipamento também foram objeto de estudo e constituem a parte mais onerosa do projeto.

O prefeito Vitor Lippi explica a importância da atividade física para combater o sedentarismo. Foto: Assis Cavalcante/Agência Bom Dia.

Conhecida pelo investimento no transporte alternativo, Sorocaba dá um passo importante até 2012, somando mais de 100 quilômetros de ciclovia ligando praticamente todas as regiões da cidade.

Só na obra do Sorocaba Total, que prevê a construção de novos acessos, são 33 quilômetros. A área onde se realiza o meplantio, no domingo, também deverá receber mais dois quilômetros de ciclovia, além de avenidas importantes como Ipanema e Armando Pannunzio. “A implantação na área central é a mais complicada. Não é fácil conciliar o trânsito com as bicicletas”, avalia Lippi.

Mais mobilidade

Interessados terão acesso às bicicletas públicas com o uso do cartão da Urbes

O cartão social da Urbes Trânsito e Transporte será o passaporte do usuário para o acesso às bicicletas públicas. Na prática, o cartão deve liberar uma unidade que será devolvida em outro ponto da cidade. Estudos ainda em andamento devem mostrar o melhor sistema e tecnologia para que o processo funcione corretamente.

O uso do cartão também é uma forma de unificar o acesso ao transporte público em Sorocaba, mostrando que a bicicleta também integra o sistema como prevê o Plano Cicloviário da cidade.

Durante sua apresentação na Bicicultura 2010, o prefeito Vitor Lippi lembrou da importância do uso da bicicleta como equipamento de saúde. A partir de diretrizes como Cidade Saudável e Cidade Educadora, Lippi destacou à platéia com cerca de 130 pessoas, vindas de várias parte do país, que as cidades devem combater o sedentarismo e transformar os espaços públicos em promotores de saúde, seja com a criação de ciclovias, seja com a construção de novos parques.

Prêmio pelo transporte alternativo e não poluente
A malha cicloviária de Sorocaba garantiu à cidade, em 2009, um reconhecimento especial dentro do Selo Verde Azul, prêmio conferido anualmente pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

65
quilômetros de ciclovias já existem em Sorocaba, implantadas em várias regiões.

Por toda a cidade
Identificadas pela cor vermelha, as ciclovias já se espalham por toda a cidade, sobretudo em avenidas importante e de grande fluxo de veículos, como Dom Aguirre, Paulo Emanuel de Almeida, Camilo Júlio, Wasghinton Luiz e Bento Mascarenhas Jequitinhonha. É a bicicultura.

Carla de Campos

Anúncios

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

5 Responses to (Bicicultura) Jornal Bom Dia – Sorocaba terá mais ciclovias

  1. Pingback: Aluguel de bicicletas de Florianópolis deve ficar pronto em novembro de 2012 « Bicicleta na Rua

  2. Pingback: Audiência pública debaterá aluguel de bicicletas em Florianópolis « Bicicleta na Rua

  3. Pingback: Florianópolis dá primeiro passo para implantação de bicicletas coletivas « Bicicleta na Rua

  4. Pingback: Ata da Audiência Pública do Sistema de Bicicletas Públicas de Florianópolis (Floribike) « Bicicleta na Rua

  5. Pingback: Aluguel de Bicicletas em Florianópolis é tema de Podcast « Bicicleta na Rua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: