UFSC avaliará projeto de revitalização do Pantanal


A reportagem abaixo foi originalmente publicada no Jornal Notícias do Dia, edição de Florianópolis, em 16 de dezembro de 2010 (pág. 5). Você pode ler a reportagem em .pdf aqui ou, então, acessar a prévia no próprio site do ND aqui.

Notícias do Dia - logo

UFSC avalia obras na Edu Vieira

Revitalização. Projeto depende de cessão de área da instituição

Na tarde de ontem, o vice-prefeito, João Batista Nunes, e o secretário municipal de obras, Luiz Américo Medeiros, entregaram ao reitor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Álvaro Prata,  cópia do projeto  da duplicação e revitalização da rua Deputado Edu Antônio Vieira, no bairro Pantanal. Para que a licitação seja reaberta, depois que o Tribunal de Contas de Santa Catarina suspendeu o processo em novembro devido a irregularidades, a universidade precisa fceder uma área de cerca de 15 mil metros quadrados, onde ficaria uma nova faixa da rodovia.

“O projeto, que já está aprovado desde 2001, prevê a duplicação da pista e revitalização até a Eletrosul, com implementação de calçadas, ciclofaixas, entre outros serviços. O mesmo deve ocorrer até o Armazém Vieira, porém, neste trajeto, o trânsito será binário, em sentido único. Quem trafega do shopping Iguatemi deverá passar pela Carvoeira para chegar à Expressa Sul. Mas quem anda do Sul da Ilha pode seguir normalmente”, explica Nunes.

João Carlos Fagundes, professor da UFSC, preside a comissão que estuda a viabilidade do projeto. Segundo ele, a cessão do terreno é avaliada junto à prefeitura. “Existe a intenção de ceder, mas estamos discutindo algumas condicionantes. A instituição cresceu muito nos últimos anos e este é um espaço que perderemos. Mas sabemos que, ao ceder, contribuiremos para solucionar problemas da comunidade em que a UFSC está inserida”, acrescenta. Ele diz que no início do próximo ano a UFSC deverá ter uma posição sobre o impasse.

Deputado Edu Vieira. Comunidade está preocupada com trajetos mais longos. Foto: Daniel Queiroz/ND.

Moradores não aceitam projeto apresentado

Na início desta semana, ocorreu uma audiência pública entre moradores do Pantanal e prefeitura para discutir o projeto. “Apresentamos o projeto aos moradores. Eles deram algumas sugestões e fizeram críticas construtivas que vamos avaliar”, afirma o vice-prefeito. Segundo João Rogério da Cunha, presidente do Conselho Comunitário do Pantanal, os moradores não aceitaram o projeto como foi apresentado.

A principal preocupação é com o transporte público, que perde muito com o projeto atual. “Para fazermos um trajeto que hoje levamos 5 minutos, levaremos quase uma hora. Como o trânsito fica em mão única em um pedaço da via, precisaremos passar pela Carvoeira para chegar ao centro”, diz. Ele salienta que os moradores não perderão com o projeto, mas terão de se adaptar.

Emanuelle Gomes

Anúncios

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: