Ilha Comprida oferece aluguel de bicicletas para a família


Por Fabiano Faga Pacheco

Ilha Comprida é uma cidade relativamente nova. Fundada em 1992, o município de cerca de 10.000 habitantes localizado no sul do Estado de São Paulo é um dos poucos que oferecem as condições necessárias para ser considerado uma Estância Balneária. Situado completamente dentro da Área de Proteção Ambiental de Ilha Comprida, a cidade de mesmo nome necessita de um ordenamento especial para que possa, futuramente, se manter adequada às variações na sua fisionomia, proporcionada pelos ventos abundantes que a constroem e descontroem diariamente.

Durante o verão, a população de Ilha Comprida é multiplicada. Estima-se que 250.00 pessoas tenham passado as festas de Natal e Reveillon por lá. E foi nesse contexto que surgiram as mais variadas diversões à beira-mar! Dentre elas, existem  postos onde se pode locar bicicletas.

Aluguel de bicicletas e outras atividades de lazer estão presentes no verão de Ilha Comprida.

Aluguel de bicicletas e outras atividades de lazer estão presentes no verão de Ilha Comprida.

Durante o verão, funcionam de quatro a cinco estandes onde qualquer pessoa pode alugar em triciclo pessoal ou uma carrocela para a família. Até cinco veículos podem ser colocados um atrás do outro, permitindo que todos andem conjuntamente. Cada acento em triciclo ou bicicleta costuma custa R$ 5,00 por hora, e o valor para uma carrocela, onde podem ir até quatro pessoas, sendo duas crianças à frente, é de R$ 15,00.

Um dos modelos de triciclo para se locar em Ilha Comprida.

Carrocelas: diversão para toda a família.

A Ilha Bike é a mais antiga a oferecer o serviço em Ilha Comprida. É também a única empresa que trabalha com aluguel de bicicletas mesmo na baixa temporada. Neste verão e Carnaval, a empresa conta com 150 veículos, entre bicicletas, triciclos e carrocelas. Já a Dream Bike conta com cerca de 100 bicicletas para esse verão.

Os pedalantes podem pedalar por toda a extensão da praia e da Av. Beira-Mar, sempre seguindo as leis de trânsito e sem tumultuá-lo. A balbúrdia causada por alguns grupos de turistas, aliada a uma cultura carro-dominante, quase inviabilizou a continuidade do sistema de locação de bicicletas em Ilha Comprida.

Os ciclistas – até 5 – dividem o espaço da rua com os demais veículos.

O sistema não está regulamentado e funciona por meio de uma parceria entre a prefeitura e os fornecedores desse serviço, que se utilizam de áreas na praia para alugarem as bicicletas. Não há ciclovias na cidade. Em Ilha Comprida, os ciclistas pedalam nas ruas mesmo, compartilhando o espaço com os demais veículos. A ciclofaixa mais próxima fica na cidade vizinha de Iguape, na Rod. Pref. Casemiro Teixeira, pequenos espaços azuis com cerca de 70cm pintados nos dois lados da pista dupla (com uma faixa em cada sentido). Iguape é caminho obrigatório para se chegar a Ilha Comprida. O único acesso terrestre ocorre por uma ponte unindo as duas cidades. Antigamente, os automóveis e pedestres seguiam por uma barca, que acabou desativada após a construção da ponte.

Ciclofaixa em rodovia de Iguape.

Anúncios

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

One Response to Ilha Comprida oferece aluguel de bicicletas para a família

  1. ooiii td bem eu so de sorocaba eu quero sabe preço para aluga pra trei pesoa naode aluga a rua abb

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: