Bicicletada Floripa em apoio aos ciclistas atropelados no RS reúne mais de 80 pessoas


A reportagem abaixo foi originalmente publicada na edição on line do periódico Diário Catarinense em 3 de março de 2011 (às 22h42). Você pode ler a matéria no site do DC aqui.

GERAL

Manifestação em apoio a ciclistas atropelados no RS reúne cerca de 80 pessoas em Florianópolis

Bicicleteiros saíram da frente do Shopping Iguatemi, no Santa Mônica, e foram até o Centro

A manifestação do movimento Bicicletada Floripa na noite desta quinta-feira reuniu, segundo informações de membros do grupo, cerca de 80 pessoas em apoio aos ciclistas atropelados em Porto Alegre na última sexta-feira. Os bicicleteiros se encontraram na praça de skate em frente ao Shopping Iguatemi, no bairro Santa Mônica, em Florianópolis, e seguiram até a Praça XV de novembro, no Centro.

O percurso abrangeu ainda a Avenida Madre Benvenuta, Lauro Linhares, passando por dentro da Universidade Federal de Santa Catarina, indo depois pelo Córrego Grande até o Jardim Anchieta e pegando novamente a Avenida Madre Benvenuta.

Na Astel, o grupo encontrou outros manifestantes e, juntos, seguiram até a rua Lauro Linhares, Bocaiúva até chegar ao memorial na cabeceira da ponte Hercílio Luz, onde tiveram o ponto alto da manifestação deitando sobre a via.

Segundo um dos participantes da Bicicletada, Fabiano Faga Pacheco, na rua Bocaiúva, onde há uma ciclovia há cerca de dois anos, muitos carros não respeitaram o espaço dos ciclistas. Ele conta que cerca de 10 automóveis estavam estacionados sobre a faixa exclusiva para os bicicleteiros, sendo que em três os motoristas estavam dentro dos veículos.

— Apenas um saiu quando estávamos passando. Não há fiscalização nessa rua — reclama Pacheco, explicando que o problema no local é frequente.

Na ciclofaixa da Rua Bocaiúva os manifestantes também se deitaram sobre a via. Foto: Alvarélio Kurossu / Agência RBS.

Na volta, o grupo passou pela Praça XV de novembro e se encontrou com alguns foliões do bloco de carnaval que faz o Enterro da Tristeza. Nesse momento, os ciclistas voltaram a deitar no chão chamando a atenção de quem passava.

O Bicicletada Floripa se encontra sempre na última sexta-feira do mês, em frente ao Shopping Iguatemi, para pedalarem juntos ou fazerem alguma manifestação em prol dos direitos dos ciclistas.

No dia 25 de março, entre 19h e 20h, o grupo se reunirá para novamente relembrar o atropelamento de ciclistas em Porto Alegre. Além de Florianópolis, a manifestação deve se repetir em outras capitais do país, como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

O motorista

O funcionário público Ricardo Neis, 47 anos, que atropelou o grupo de ciclistas em Porto Alegre, está internado em uma clínica psiquiátrica da cidade desde terça-feira. De acordo com o psiquiatra Hugo Alberto Horlle, o motorista está muito abalado emocionalmente e há a preocupação de que ele possa atentar contra a própria vida.

Após receber alta médica, Neis deverá ser conduzido ao Presídio Central. Por enquanto, uma escolta do Grupamento de Operações Especiais (GOE) ficará no local fazendo a custódia do motorista.

Entenda o caso:

Na sexta-feira, 25 de fevereiro, pouco depois das 19h, pelo menos 15 ciclistas foram atingidos por um Golf, na Rua José do Patrocínio, na área central de Porto Alegre. Oito deles foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro e liberados algumas horas depois. O motorista fugiu do local. O carro foi encontrado na madrugada de sábado, abandonado em um bairro da zona leste da Capital.

O motorista foi identificado pela polícia como Ricardo Neis, 47 anos, funcionário do Banco Central. Na segunda-feira, 28 de fevereiro, Neis se apresentou à Polícia Civil e alegou legítima defesa dele e do seu filho de 15 anos.

Fernanda Peres

Veja também:

Ciclistas de Florianópolis deitam no asfalto para relembrar atropelamento em Porto Alegre

Fotos

Audálio Marcos Vieira Júnior
Daniel de Araújo Costa
Fabiano Faga Pacheco
Marcos Santos
Vinicius Leyser da Rosa

Vídeos

Diário Catarinense – passagem pela ciclofaixa da Rua Bocaiúva.
Fabiano Faga Pacheco – uma parte dos carros estacionados sobre a ciclofaixa da Rua Bocaiúva.
Fabiano Faga Pacheco – contagem dos participantes no começo da ciclofaixa da Agronômica.

Saiba mais:

Leia notícias selecionadas sobre o atropelamento da Massa Crítica de Porto Alegre e seus desdobramentos.
Massa Crítica – POA – Blogue da Bicicletada porto-alegrense.

Notícias relacionadas:

Bicicletada Floripa em homenagem a ciclistas de Porto Alegre divulgada no Diário Catarinense

Logo mais, Bicicletada em Florianópolis em prol dos ciclistas atropelados em Porto Alegre

Florianópolis terá, esta quinta, Bicicletada em apoio à Massa Crítica de Porto Alegre

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: