(Mobilidade nas Cidades) Cities-for-Mobility opina e dá sugestões de como melhorar a mobilidade urbana de Florianópolis


A reportagem abaixo foi originalmente publicada no Jornal Notícias do Dia, edição de Florianópolis, em 26 de abril de 2011 (pág. 4). Alguns pequenos equívocos foram corrigidos no próprio texto. Você pode também ler a matéria original na íntegra em .pdf: {pág. 4}  {contracapa}.

Opção para o trânsito

Especialistas do país e do mundo estarão em Florianópolis hoje e amanhã participando do Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana. Os espaços públicos da Capital estão voltados para os carros. Autoridade alemã diz que não há infraestrutura para priorizar as bicicletas.

Duas Rodas. Alemão Patrick Daude representa Stuttgart
e mantém contato com Florianópolis.

Mobilidade Urbana

Transporte entra em debate

Evento sobre trânsito nas cidades inicia hoje, na Capital

Florianópolis – Transporte público  por meio de ciclovias é um dos temas do Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana realizado em Florianópolis nesta terça e quarta-feira. A Capital recebe diferentes especialistas nacionais e internacionais no assunto. Um deles é Patrick Daude, coordenador do Cities For Mobility, maior entidade privada do planeta que trata sobre mobilidade urbana e sediada em Stuttgart, na Alemanha.

Daude também integra a equipe de política da prefeitura e câmara daquela cidade. Como representante do prefeito de Stuttgart, ele faz uma espécie de intercâmbio com a Prefeitura da Capital há cinco anos e já percebeu os principais problemas da cidade. “Há vontade em mudar, mas é um caminho difícil. Percebemos o predomínio do espaço público para carros. No entanto, falta estrutura para optar pela bicicleta. E não basta infraestrutura, é preciso educação especialmente para demonstrar respeito ao ciclista”, lembra.

Prioridade. Para Patrick Daude, o uso de bicicletas deveria ser incentivado. Foto: Lucas Sampaio/Arquivo/ND.

Para o alemão, o transporte público por meio de ônibus também precisa de melhorias. “Os terminais são bons e os ônibus são atémodernos. Mas falta integração tarifária em toda a região”, diz. Outro problema é a falta de informações dentro dos terminais e nos pontos de ônibus. “Para onde vai? Qual linha? Poderia haver um mapa mostrando todo o percurso. Vejo que os telões ficam com até um minuto de publicidade. Imagine você chegar atrasado, querendo pegar um ônibus e ter que esperar até um minuto para ver qual é a próxima linha”, alerta.

Quanto às opções de acesso à Ilha, Daude diz que “se for para criar outro espaço, que se dê prioridade ao transporte público.”

Prefeitura da Capital prevê investimento
em “bicicletas públicas”

A prefeitura de Florianópolis planeja marcar o aniversário da cidade de 2011 2012 com a inauguração do sistema de transporte por bicicletas públicas, uma espécie de aluguel de bicicletas de baixa tarifa para complementar o sistema de transporte público feito por ônibus. O convite para o estudo do modelo foi feito pela empresa Icnita Emovity, de Barcelona.

De acordo com a diretora de Planejamento do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), Vera Lúcia Gonçalves da Silva, a empresa espanhola estudou modelos de bicicletas públicas no mundo todo e apresentou uma proposta ao município. “Os testes seriam feitos em dois eixos principais, a avenida Beira-mar Norte ligando à UFSC, e a avenida Hercílio Luz, no Centro”, diz.

Maiara Gonçalves

Anúncios

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

4 Responses to (Mobilidade nas Cidades) Cities-for-Mobility opina e dá sugestões de como melhorar a mobilidade urbana de Florianópolis

  1. Pingback: (Mobilidade nas Cidades) Florianópolis será premiada por revitalização nos Ingleses « Bicicleta na Rua

  2. Fico torcendo para que o resumo dos “melhores” momentos do evento estejam aqui em breve para ficar sabendo o que rolou.

    Abs,

  3. Por favor, peço que minha foto seja retirada do site ou serei obrigado a acionar a justiça.

    Atenciosamente,
    Lucas Sampaio.

  4. Pingback: (Mobilidade nas Cidades) As lições do Fórum « Bicicleta na Rua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: