Novos prédios em Joinville deverão ter bicicletário


A reportagem abaixo foi originalmente publicada na edição impressa do jornal A Notícia em 30 de abril de 2011 (pág. 8). Você pode ver a matéria no site do periódico aqui ou a versão on line aqui. As respostas para a enquete “O que você acha da nova lei que obriga estacionamentos a reservarem vagas para bicicletas?” podem ser conferidas aqui.

logo - A Notícia

Agora é lei ter bicicletário em prédio comercial


ESTACIONAMENTO

Mais espaço para a sua zica

Nova lei impõe que prédios em construção devem ter bicicletário. Medida vale para prédios comerciais, de serviços e de uso institucional.

Se você costuma pedalar e quase nunca encontra lugar para guardar sua bike com segurança em Joinville, esta realidade vai mudar: desde segunda-feira, parte dos projetos de alvará de construção que for levada à Prefeitura deve reservar espaço para bicicletários.

A medida foi imposta como lei complementar e vale para prédios comerciais, de serviços e de uso institucional. Ou seja: lojas, escritórios, clínicas, restaurantes e escolas devem ser obrigados a permitir que os ciclistas guardem suas bikes em locais próprios, com uso de cadeados e correntes.

Mas a nova lei só se aplica aos projetos encaminhados ao poder público a partir desta semana. Assim, quem tem a obra pronta ou em construção não vai precisar fazer mudanças. Os novos projetos terão de garantir espaços para os bicicletários que variam conforme o número de vagas para carros.

Se houver dez vagas de estacionamento para carros, por exemplo, o responsável pela obra terá de reservar a área de uma vaga, ou 12 m², para as bicicletas. A lei complementar prevê que, quanto maior a quantidade de vagas para carros, maior a área do bicicletário.

Como as mudanças da lei só vão ser percebidas daqui a algum tempo, o pedreiro Francisco Chaves, 43 anos, deve continuar pensando duas vezes antes de sair de casa em duas rodas. “Dependendo do compromisso, deixo a bicicleta em casa. Tem dias que é difícil achar lugar na rua”, reclama.

Francisco Chaves vai aos compromissos de bicicleta, mas às vezes não acha vaga. Foto: Claudia Baartsch.

Quando está trabalhando, ele prefere cadear a Monark nos arredores da obra. “Daí não tem perigo de alguém levar embora.” O risco de roubo é outra preocupação entre aqueles que andam de zica e não têm onde deixá-la.

Reportagem de “AN” em 2010 mostrou que Joinville é campeã em números absolutos de furtos e roubos de bicicletas no Estado.

 (veja em PDF)

Saiba mais

A lei não determina o modelo nem o material que deve ser usado para a instalação dos bicicletários. Apenas exige que as construções possibilitem aos usuários a utilização de dispositivo de segurança como cadeados, correntes e correias.

Veja também:

O perfil dos deslocamentos em Joinville
Joinville, a cidade das bicicletas, está sem ciclovias
Joinville fechará avenida para atividades de lazer

Anúncios

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

2 Responses to Novos prédios em Joinville deverão ter bicicletário

  1. Parabéns pelo artigo, muito interessante. Espero que isso comece a acontecer em mais cidades.

    Abraço!

    Rodrigo Barbosa

  2. Pingback: (Vídeo) Band: Investimentos para a mobilidade urbana de Joinville | Bicicleta na Rua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: