Um obrigado e uma preocupação


Durante o mês de novembro, o Bicicleta na Rua atingiu a marca de 5.283 visitantes. Isso é simplesmente metade da expectativa de um blogue de sucesso do mesmo segmento que enfoque a cidade de São Paulo.

Desde o começo de sua existência, o Bicicleta na Rua  foi a representação de Santa Catarina, em especial, e de Florianópolis, em particular no meio cicloativista nacional. Quando o blogue surgiu, o Estado estava sem sites não institucionais que contassem como estava a inserção das bicicletas na mobilidade das cidades. Ao final de 2008, apenas as ONGs ViaCiclo, de Florianópolis, e ABC Ciclovias, de Blumenau, traziam informações atualizadas nessa temática. Hoje, como pode ser observado ao lado, inúmeros parceiros juntaram-se a essa tarefa por vezes inglória.

O número de visitantes é um reflexo de como a mobilidade por bicicleta tem ganhado adeptos ultimamente. Mostra que as pessoas estão empenhadas em conhecer mais sobre o assunto. É um reflexo de como existe uma demanda reprimida em nossa sociedade. É a demonstração de que existem pensadores que não se omitem em incluir esse modal no planejamento de nossas cidades.

Ao longo desses 3 anos, este blogue contou com leitores que fizeram e fazem a diferença.  Houve, obviamente, melhorias. Mas sabemos que, apesar de tudo, estamos muito distantes de uma situação ideal. Se um planejamento sério tivesse sido feito e executado já a partir de 2009, Florianópolis hoje poderia ser um dos exemplos de mobilidade na América Latina. O mesmo prognóstico pode ser feito em relação ao Estado de Santa Catarina. Os resultados das ações tomadas hoje estarão claramente refletidas daqui há 5 anos. O resultado de investimentos em pesquisas de deslocamentos, transporte coletivo e bicicleta vão determinar a condição da mobilidade urbana catarinense nos próximos anos.

Sabemos que ainda estamos distantes de cumprir tudo o que planejávamos quando este blogue surgiu, em 2008. Sabemos, também, que a crise de (i)mobilidade tornou este um assunto amplamente discutido. Mas sabemos que fizemos quase tudo o que foi possível conforme as condições nos permitiam. Foram mais de 300 postagens, 96.000 visitas e 600 comentários e pingbacks em 37 meses. Números que não deram conta da imensidão de ações e situações vividas nesse período. Mas, acreditem, estamos tentando.

Mais uma vez, muito obrigado!

Anúncios

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

4 Responses to Um obrigado e uma preocupação

  1. Boa noite,amigos do ciclismo,aqui e Fernando,das Minas Gerais digo Belo Hte,o terra maravilhosa,ruas otimas para o pedal diario,vou e volto do trabalho todos os dias,agradeço a Deus todos os momentos pois e harmonioso,nao tem esstresss,ranco etc.So saude e paz,vem comigo,pois o transito esta apertado,o metro para com seus stops etc,vai por ai a fora. Minha baik e caloi cinza porem com coroa de 54 dentes puxando8 na catraca,anda muito,vem pedala com nos dia a dia,abraços em todos,saude e paz.

  2. Abraços em todos ai,fico muito feliz com as noticias.Pois vejo que tem pessoas praticando o bem,em prol do mesmo e de geraçoes futuras,agradecemos a cada um que faz sua parte.Parabens a voces e contiem nos enformando as novidades,felicidades a todos abraços.

    • Parabens a voces,contiem alcançando seus objtivos,pois as altoridades,tem de nos reconhencer,que fazemos nossa parte.tambem,agradeço cada motorista,motociclista que mim respeita,pois o trajeto e grande,aqui do Sao Gabriel,ate alto barroca,mas e gratificante.Que voces tem aque endice maravilhoso de visitantes,pois voces meresem parabens a todos pelas suas divulgaçoes etc.

  3. fernando says:

    Bi
    Parabens pelos numeros. Representa sua luta em busca de tudo o que acredita e as pessoas comecam a pensar tb.
    Voce tem seus meritos.
    Ja disse isso outras vezes.tenho orgulho de voce.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: