Moradores anseiam ciclovia no Porto da Lagoa
9 de abril de 2009 6 Comentários
A reportagem abaixo foi originalmente publicada no Jornal da Lagoa, na segunda quizena do mês de março de 2009. Você pode conferir a reportagem em .pdf aqui.
Ciclovia é urgente
Bicicletada na Lagoa ajudará a pressionar autoridades.
Ciclovia para a Osni Ortiga
A construção da ciclovia na rua Osni Ortiga é uma reivindicação há mais de 12 anos da comunidade do Porto da Lagoa. A Ampola – Associação dos Moradores do Porto da Lagoa – realizou uma assembléia com a comunidade, com participação do vereador Renato Geske, da arquiteta do Ipuf, Vera Lúcia Gonçalves e o administrador da regional leste, Paulo Germano Alves, o Paulão. No dia 4 de abril, sábado, 15h, se dará a saída da bicicletada na sede da Ampola para lembrar às autoridades a necessidade da construção da ciclovia.
A prioridade da Ampola é melhorar as ruas do bairro, ampliar a segurança, preservar o meio ambiente e a construção da tão sonhada ciclovia. A associação é uma grande incentivadora do projeto e está engajada na realização da obra. Todos querem dar um basta na demora.
Estiveram presentes 30 moradores da comunidade. Renato da Farmácia citou como exemplo a reforma do calçamento da Avenida das Rendeiras. A obra já foi licitada, mas nenhuma empresa quis assumir, justificando o baixo valor disponibilizado pela prefeitura.
É preciso também haver um controle com câmeras, um muro de contenção e fazer um deque para pedestres. Nem tudo está orçado, mas é possível complementar. É no plano Plurianual que se definem os custos. Orçamento para fazer a obra a prefeitura tem, o que falta é vontade política. É preciso convidar o prefeito e o secretário de obras para pedalar juntos e sentir o sufoco dos ciclistas.
A ciclovia ajudará o transporte do bairro, sendo integrado com o Terminal Urbano – Tilag – que já possui um bicicletário sob os cuidados da intendência. Os participantes da reunião afirmam que a geografia de Florianópolis é de altos e baixos, o que não favorece a bicicleta. Mesmo assim, há bairros planos em que as ciclovias podem ser uma excelente opção de transporte e os ciclistas podem adaptar-se bem.
Para garantir a segurança do ciclista é necessária muita sinalização, com carros em velocidade baixa para conviverem em harmonia com as ciclovias. Na Avenida Osni Ortiga os carros trafegam com velocidade acima do permitido. O correto para um automóvel que divide a rua com o ciclista é ter velocidade máxima de 30km/h. Os motoristas não estão preocupados com o mais frágil, ou seja, o ciclista e o pedestre. A preferência é do ciclista sobre o automóvel na rua, se não tiver faixa de ciclovia, conforme a lei.
Não tem fiscalização e o fluxo de bicicletas na Avenida Osni Ortiga é baixo para ter guardas. Falta educação e quem paga impostos quer ver os resultados. A Osni Ortiga deveria ter pardais para a segurança de ciclistas e pedestres.
Somente o ativismo da comunidade, mostrando a importância da bicicleta poderá reverter a ineficácia de setores do poder público. Quando aumentar o fluxo de bicicletas a pressão popular aumentará. Não é somente Tapete Preto que a cidade precisa, há de ter ciclovias e calçadas para todos.
Saiba mais:
Passeio Ciclístico da Lagoa – a página da ViaCiclo contém mais informações sobre a pedalada.
Pedalada na Lagoa – conteúdo do Bicicleta na Rua explica como surgiu a idéia do passeio ciclístico.
Bicicletadas na Lagoa vão reivindicar ciclovia – reportagem de divulgação do passeio ciclístico do blogue dos Caminhos do Sertão.
Bicicletada Floripa – página da Bicicletada de Florianópolis
Realmente a reportagem deixou bem clara a mensagem que o maior, senão único problema é o enorme desrespeito ao CTB ou seja motoristas de automotores egoístas e protegidos dentro de seus “tanques de guerra” trafegam como verdadeiros “ás nos volantes” colocando todos em risco de morte!!!
Nada que meia dúzia de lombadas eletrônicas e multas de valor, não resolvam….
Trajetos urbanos com até 10km é a bicicleta o transporte mais rápido e eficiente.
Uma ciclovia ali no porto da lagoa seria muito bom, valorizaria ainda mais os imóveis da região, sem mencionar nos benefícios de verdade. É foda ficar longe daí quando tem tanta coisa importante acontecendo. Mantenha a pegada na coisa.
Preciso da ajuda de um biológo, se tu conhecer algum… seguinte, confere se os bichos mencionados nas legendas tão de acordo com as fotos:
http://emplastrocubas.wordpress.com/
Essas fotos tirei no mesmo dia, num trecho de apenas 60km.
Os tacos colocados no centro da pista para proteger uns carros dos outros faz com que os motoristas considerem que não podem passar para a pista contrária nem podem ficar esperando o ciclista, optando então por “espremer” o usuário da bicicleta ao máximo, com elevado risco de atropelamento.
Toda a proteção local é pensada para quem está no automóvel, colocaram até um guard-rail para proteger os motoristas que, em excesso de velocidade, não conseguirem fazer a curva. Mas jogaram o pedestre e o ciclista quase que para dentro da Lagoa.
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Sugiro aos ciclistas que criem uma imensa comunidade
comunidade que poderia se chamar “VOTO-BIKE’, e façam
uma pressão tremenda encima dos nossos sonolentos políticos. Ação nº 1: fazer uma bicicletada em frente
à casa do prefeito (c/p minúsculo, mesmo. Quando ele fizer a ciclovia, ganhará um baita PESÃO maiusculo);
ação n° 2: irem à câmara municipal (com cm minúsculos…) com suas Bikes e pressionarem os tais vereadores também. Ação nº 3: quem sabe propor um mutirão dos moradores p/ a construção das ciclovias. Isto baratearia um monte a construção e os Sábios Senhores Mandantes não teriam como dizer não. Alem do que seria muito divertido!!!
Criem uma comunidade que pode se chamar “VOTO-BIKE” e façam bicicletadas em frente à casa do pref e da camara até eles se mecherem.