Os novos paraciclos da Vidal Ramos


A inauguração do Vidal Ramos Open Shopping, centro de compras a céu aberto que marca a revitalização de uma das mais tradicionais ruas comerciais de Florianópolis, está marcado para a manhã desta quinta-feira, 15 de março. As atividades começam às 9h, com apresentação do saxofonista Fábio Schlosser, e seguem ao longo do dia, com show da cantora Marjory Porto e sorteios de brindes. A cerimônia oficial será realizada às 11h.

A revitalização desta área no coração da cidade já é citado como um case de sucesso no urbanismo. Trouxe benefícios aos seus freqüentadores e aos comerciantes, tornando o espaço mais seguro e agradável. A sua implementação teve apoio dos lojistas da região, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Prefeitura Municipal de Florianópolis, além do apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Vidal Ramos Open Shopping humanizou a região. Foto: Fabiano Faga Pacheco.

A revitalização da Vidal Ramos contará, também, com paraciclos novos. Será o segundo caso na cidade em que melhorias urbanísticas vieram em conjunto com espaços para estacionamento de bicicletas na cidade. O boulevard da Av. Hercílio Luz foi o pioneiro a incluir bicicletários, já em seu projeto original.

Os paraciclos da R. Vidal Ramos terão dupla função. Por um lado, pretende-se coibir que motoristas estacionem sobre os passeios, fato que infelizmente ainda demonstra o desrespeito de parcela da população. Por outro, pretende atrair tanto novos consumidores, que se deslocam por bicicleta para chegar à região, quanto permitir que atuais freqüentadores utilizem-se desse veículo, precavendo-se problemas futuros de mobilidade urbana.

É justamente nesses novos paraciclos que aparece a contribuição do Bicicleta na Rua para o Open Shopping Vidal Ramos. O modelo a ser implantado na região, que será diferente do adotado oficialmente pela Prefeitura de Florianópolis, passou por avaliação do Bicicleta na Rua, que sugeriu algumas alterações.

A revitalização da Vidal Ramos conta com fachadas padronizadas e mobiliário urbano com linhas características, as quais o modelo de estacionamento de bicicletas adotado por Florianópolis (“R” invertido) não se encaixava. Dessa maneira, foi necessária uma alteração em seu modelo, que ficou a cargo do designer e arquiteto Joel Pacheco.

Pré-modelo de paraciclo na Vidal Ramos. Foto: L. Silva.

No final de janeiro deste ano, uma prévia do que seria o paraciclo foi implantada na região, ainda sem fixação ao solo. O fato de não estar presa aumentou a sua altura e possibilitou uma avaliação mais precisa de sua eficiência como paraciclo. Foram sugeridas alterações no seu tamanho, de modo a ter entre 70cm e 80cm de altura, sem destoar do mobiliário urbano, melhorias nas junções e fixações ao solo, de forma a evitar furtos, além de alterações no material, como a utilização de inox, aumentando a sua durabilidade. Além disso, o “anel” interno vai ser aumentado, possibilitando, além de uma melhor acomodação da bicicleta, um apoio ao nível do pedal. Foi também mostrada outra opção de design que se alia aos contornos curvilíneos das fachadas, que poderá ser adotada em uma futura ocasião.

Pré-modelo passa por avaliação. Foto: L. Silva.

Novo modelo de paraciclo para a Vidal Ramos.

Mesmo com suas deficiências, o pré-modelo já é usado por pessoas que trabalham na região. Para esta quinta-feira, a Prefeitura Municipal de Florianópolis custeou dois paraciclos, feitos de aço inox, implantados da esquina da Vidal Ramos com a R. Trajano, também incluída da revitalização. Outros seis paraciclos foram doados por comerciantes e devem ser colocados na manhã desta quinta-feira.

O Vidal Ramos Open Shopping mostra também a eficiência de um diálogo aberto entre órgãos públicos e a comunidade, bem como mostra a capacidade do IPUF, órgão criado para pensar o futuro da cidade, mas que tem os seus projetos constantemente ignorados pelo Poder Público.

Anúncios

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: