Moradores querem ciclovia na Caieira da Barra do Sul


Em reunião realizada no último dia 24 de maio, no Salão Paroquial anexo à Igreja Bom Jesus dos Pescadores, na Tapera da Barra do Sul, extremo sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, os moradores foram unânimes em apontar a ciclovia como opção ideal para ser implementada junto à revitalização que começa a ser projetada para o local.

O projeto de “Reordenamento do Sistema Viário da Caieira da Barra do Sul”, feito pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) em parceria com a comunidade, foi apresentado pelos arquitetos Joel Pacheco e Vera Lúcia Gonçalves da Silva e pelo estagiário Leandro Pieper Nunes.

Vera Lúcia fez um histórico da região e apresentou para as três dezenas de pessoas presentes as opções viáveis tecnicamente, dentre as quais pseudociclofaixa, passeio compartilhado, ciclofaixa unidirecional em ambos os lados da via e ciclovia bidirecional voltada para o morro, bem como as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Vera Lúcia faz uma comparação das opções possíveis para os ciclistas.

A proposta de revitalização abrange cerca de 4km da Rodovia Baldicero Filomeno, entre as localidades de Caieira da Barra do Sul e Tapera da Barra do Sul. O local não apresenta condições seguras para pedalar ou caminhar. O projeto também contempla passeios e iluminação, além de mobiliário urbano.

– Acho que está bem claro que ciclovia é o que a comunidade quer. Mas precisamos amadurecer a ideia – pondera a moradora Adenides Lopes.

Já Kátia Vieira vai além:

– Ciclovia da Lupércio [Escola Desdobrada Lupércio Belarmino da Silva] à Caieira eu já acho pouco! Desde que asfaltaram a região eu já vi muita gente chegando [para morar] e mais: muita bicicleta, um aumento muito grande do número de ciclistas e cicloturistas. Muita gente pedalando.

Caso todo o trecho passe a ter ciclovia, 224 propriedades precisariam de pequena adaptações, a maioria pequenos recuos de muros, que poderiam ser trocados por índices construtivos.

Moradores discutem revitalização da Caieira da Barra do Sul.

Histórico

Insatisfeitos com a insegurança no trânsito gerada após o asfaltamento da região, que permitiu excessos de velocidades tanto dos automóveis quanto dos ônibus, os moradores organizaram um abaixo-assinado.

A partir dele, houve o envolvimento do vereador Celso Sandrini (PMDB), que se mobilizou junto ao IPUF para pensar as melhorias na região. Essa foi a terceira reunião na comunidade. As primeiras ocorreram em 20 de dezembro e em 28 de fevereiro.

A próxima reunião aberta será nesta quarta-feira, 13 de junho, às 20h, no Salão Paroquial da Tapera da Barra do Sul.

Fabiano Faga Pacheco

Atualização em 13 de junho de 2012, às 13h16min: a reunião foi procrastinada, ainda sem data definida.

Veja também:

Moradores vão atrás de calçada e ciclovia para o sul de Florianópolis

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

3 Responses to Moradores querem ciclovia na Caieira da Barra do Sul

  1. Pingback: Caieira da Barra do Sul tem o seu passeio ciclístico « Bicicleta na Rua

  2. Pingback: Prefeitura no Bairro recebe demandas de ciclistas « Bicicleta na Rua

  3. Pingback: 15 razões para pedalar pelado em Florianópolis em 2015 | Bicicleta na Rua

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: