Sábado de luto e lutas


Dia 08 de dezembro de 2012 ficará indelevelmente marcado na história de Florianópolis. Não por ser 13 dias antes de um suposto fim do mundo, mas sim porque, independentemente das condições temporais, as ruas estarão marcadas pela presença, revolta, indignação e esforço dos ciclistas da cidade.

Mário Augusto Fernandes será homenageado em Cacupé. Mas não receberá nenhuma homenagem que quaisquer um de nós gostaríamos de receber em vida. Até porque sua vida foi ceifada na última segunda-feira, dia 03. Em plena SC-401, a Rodovia das Mortes, num trecho sem acostamento e nem condição alguma de trafegabilidade a quem caminha ou pedala, ele foi atingido enquanto, a pé, empurrava sua bicicleta na valeta que se encontra onde o acostamento não está.

Como se já não fosse previsível tal fato continuar acontecendo após anos de avisos seguidos por inação, 2012 tornou-se aquele em que mais ciclistas perderam a vida na rodovia estadual mais movimentada de Santa Catarina. Uma mancha, de sangue, na administração pública.

A instalação da “ghost bike” ou bicicleta-fantasma no Cacupé ocorrerá na manhã de sábado. Está prevista para às 9h, na pista de skate da Trindade, em frente ao Shopping Iguatemi, a saída de ciclistas rumo ao local do acidente. A homenagem começará às 10h, próximo ao trevo da Rod. Caminhos dos Açores. Recomenda-se aos motoristas que, durante a colocação da bicicleta branca, façam o desvio por dentro do bairro, caminho comum dos ciclistas que se vêem sem outras alternativas seguras de ir do norte da Ilha de Santa Catarina ao centro.

Confirme sua presença no Facebook

Pela tarde de sábado, duas ações simultâneas na cidade: Massa Crítica da Lagoa da Conceição e pedalada contra a corrupção no Centro.

Após um segundo mandato inteiro dizendo-se e desdizendo-se, Dário Elias Berger mostrou ao que veio e ao que não veio. Sobre a ciclovia na R. Ver. Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, inaugurou tudo, de autorização para liberação de verbas até uma plaquinha afirmando em quatro meses ficar pronta a obra – prazo já expirado. Só não inaugurou duas coisas: nem a obra completa, nem a pedra fundamental.

Obra que poderia ser concluída em seis meses, ainda em 2009, e recebeu recursos do Ministério das Cidades este ano, não foi adiante por incapacidade gerencial do prefeito e seus braços-direitos, aqui apelidados de Juquinha e Zé. Bem que se tentou antes das eleições mostrar a boa vontade que não houve o mandato todo por parte desses três, com a implantação de uma placa avisando que a obra sairia ainda este ano. Ato da mais pura demagogia.

Como nos últimos segundos sábados do mês, dia 08 é dia da Bicicletada da Lagoa da Conceição. A concentração começa às 14h, com saída às 15h em uma pedalada alegre de ritmo leve, própria para pessoas de qualquer idade.

Confirme sua presença no Facebook

O conjunto de manifestações “O que você tem a ver com a corrupção?”, encabeçado pelo Ministério Público Estadual, vai contar com um passeio ciclístico também. A concentração da Pedalada Venceremos a Corrupção ocorrerá no Koxixo’s, na Av. Beira-Mar Norte, a partir das 16h. Quem quiser participar e não tem bicicleta, poderá alugar uma na Praça de Portugal, em frente ao trapiche, e seguir pela ciclovia até o ponto de encontro. Às 17h, ocorrerá a saída. O ponto de chegada é um dos antros da corrupção pública, a Praça da Bandeira, em frente à Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina. Lá, haverá distribuição de cartilhas, adesivos e camisetas, além do sorteio de duas bicicletas.

Veja abaixo a programação completa do Dia Internacional contra a Corrupção:

Florianopolis 2012-12-08 Corrupcao

(clique sobre a imagem para ampliá-la)

Sábado promete!

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

3 Responses to Sábado de luto e lutas

  1. danielbiologo disse:

    Quando eu crescer quero ser que nem o Bicicleta na Rua…..aliás não dá mole que eu pego esse nome para mim!!!

  2. Seikan disse:

    Motorista prudente ao ver um ciclista reduz a velocidade, e passa a 1,5m no mínimo, o ciclista não caiu do céu, e mesmo desequilibrado se o carro tivesse reduzido e passado a uma distância segura, o ciclista possivelmente estaria vivo. NÃO FOI ACIDENTE!

  3. Pingback: Lembranças de um ano atrás « Bicicleta na Rua

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: