Modelo de estacionamento de bicicletas de Florianópolis


Desde o começo do Projeto Rotas Inteligentes, que visa a proporcionar condições seguras para o tráfego de bicicletas em Florianópolis, foi lançado um guia para a implantação de estacionamentos de bicicleta, abrangendo tanto bicicletários como paraciclos, na região central da cidade.

Entretanto, é interessante que o modelo pode ser utilizado por quaisquer estabelecimentos e o guia abaixo, junto com os manuais da Associação Transporte Ativo, auxilia os interessados que almejam implantar um bicicletário decente ou aqueles que, por força de lei, têm que reservar espaços para as bicicletas, como é o caso de terminais de transporte coletivo, shopping centers, supermercados, prédios públicos das esferas municipal, estadual e federal e estabelecimentos comerciais com mais de 100m² de área construída.

O modelo adotado, que vem sendo considerado o padrão do município, é considerado adequado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB) e pela Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis (ViaCiclo).

Confira abaixo a versão de janeiro de 2011 do guia “Estacionamento de Bicicletas”, feito pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF).

Estacionamento de bicicletas IPUF

Estacionamento de Bicicletas

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

4 Responses to Modelo de estacionamento de bicicletas de Florianópolis

  1. Muito interessante as ilustrações 8 e 9 mostram um paraciclo de formato bem adequado mas os paraciclos foram colocados em locais super inadequados! As bicicletas dos paraciclos externos ficam na rua e na ciclovia! Ali não tem espaço para 3 paraciclos mas 1 ou no máximo 2!

    • Tens razão. Aqueles paraciclos tem problemas na localização das bordas. Muito boa observação. Quanto ao espaço, até cabem mais vagas de estacionamento de bicicletas, a serem ajustadas com mudanças na disposição dos paraciclos.

  2. Pingback: Público do Donna Fashion Iguatemi ovaciona Bicicletada | Bicicleta na Rua

  3. Pingback: Florianópolis aprova projeto Zona Verde | Bicicleta na Rua

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: