Ecos da Bicicletada no Jornal da Lagoa


A reportagem abaixo foi originalmente publicada no Jornal da Lagoa, na primeira quizena do mês de abril de 2009. Você pode conferir a reportagem em .pdf aqui. A versão impressa encontra-se atualmente disponível gratuitamente em vários estabelecimentos do leste da Ilha de Santa Catarina.

União por direitos

Comunidade quer a construção da ciclovia na Osni Ortiga.

jornal-da-lagoa-abril1-2009-fig1

Bicicletada da Lagoa protesta contra a falta de Planejamento

Novos ecos sobre antigas reivindicações ocuparam a cena da Lagoa no último sábado, 4 de abril. Atendendo ao convite da AMPOLA (Associação dos Moradores do Porto da Lagoa), cerca de 200 pedalantes lotaram a rua Osni Ortiga e ruas do Centrinho para deixar ainda mais claro, embora gestores públicos pareçam ignorar, que o uso da bicicleta é massivo no bairro. Crianças, jovens e idosos, homens e mulheres, com cartazes de protesto ou num “apitaço” para acordar quem planeja a cidade, cumpriram o dever cívico de evocar a urgência de ciclovia e calçadas na rua Osni Ortiga.

jornal-da-lagoa-abril1-2009-fig2

jornal-da-lagoa-abril1-2009-fig3

jornal-da-lagoa-abril1-2009-fig4

Dona de irresistíveis encantos naturais, a Lagoa parece ainda não ter reconhecido seu potencial e segue à mercê de um urbanismo ultrapassado. Fica o espaço público cada vez mais servil aos carros (cá em Floripa, saudosa Ilha, já temos a triste proporção de 1 carro a cada 1,8 habitantes). Já o cidadão acostuma-se à sua “bolha” de conforto, que lhe rouba grande parte da paisagem e o condena a perder preciosas horas parado em intermináveis filas. Perdem os motoristas, perdem ainda mais os ciclistas e caminhantes, sobretudo numa faixa de orla como a rua Osni Ortiga, onde os olhos de contemplar a Lagoa são obrigatoriamente atentos ao fluxo dos furiosos carros que, por um momento livre dos engarrafamentos, descontam todo o tempo perdido com o pé no fundo do acelerador.

Em recente reunião na AMPOLA, políticos, líderes comunitários e técnicos do IPUF lembraram que estiveram no mesmo lugar, há 12 anos atrás, discutindo a mesma coisa (necessidade da ciclovia). Não falta projeto, muito menos verba. A gestão anterior de Dário Berger não implementou a obra, apesar de ter havido verba alocada para este fim. Que então se fortaleça o protagonismo de pedestres e ciclistas e a participação popular: é para isso que servem as Bicicletadas, manifestações legítimas de ocupação das ruas por um espaço público mais justo e humano.

Todos os ciclistas e cidadãos engajados nesta causa estão convidados para as próximas Bicicletadas: a partir de maio, acontecerão sempre no segundo sábado de cada mês. O encontro é sempre às 15h na sede da AMPOLA (ao lado da Igrejinha do Porto da Lagoa).

Por Fernando Angeoletto

Saiba mais:

Veja como foi o primeiro Passeio Ciclístico da Lagoa.

Relatos:

Bicicleta na Rua
Jornal da Lagoa
Jornal Notícias do Dia
Movimento Ciclovia na Lagoa Já

Fotos:

Ana Carolina Vivian
Caminhos do Sertão
Ciclista Fabiano

Vídeos:

Bicicleta na Rua
Daniel de A. Costa
Lagoa Virtual
Patrola – RBS TV/Globo

Problemática:

Bicicleta na Rua
Caminhos do Sertão
Jornal da Lagoa
Jornal Notícias do Dia
Movimento Ciclovia na Lagoa Já

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

2 Responses to Ecos da Bicicletada no Jornal da Lagoa

  1. pedalante says:

    OLá Fernando,

    Tudo bem? E as fotos são suas? Consegue identificar as crianças e seus pais?

  2. Pingback: Para não esquecer – Ciclovia na Lagoa da Conceição é urgente « Bicicleta na Rua

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.