(III) Especial Floribike: Projeto de bicicletas coletivas vem de 2009


bicicleta_na_rua3-joel pacheco

Florianópolis poderia ter sido a quarta cidade do Brasil a contar com o sistema.

O primeiro projeto de aluguel de bicicletas como opção de transporte na cidade surgiu em 2009 no Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF). Era um sistema misto, com estações nas quais seria possível deixar também a bicicleta. Estas estações seriam cuidadas por pessoas que lá teriam também seu comércio, como pequenos cafés e floriculturas.

Esse modelo, o Floripa Bike, teria 45 estações, nas regiões central, Bacia do Itacorubi e norte da Ilha. Não prosperou. O início, com cinco estações, iria ficar por conta da empresa Serttel, que concorre no atual processo licitatório, mas a ausência de vontade política, além do modelo de negócios, no qual a prefeitura iria bancar parcialmente o sistema, foram empecilhos que barraram a continuidade do projeto.

O projeto de Florianópolis, inicialmente previsto para ser inaugurado em 22 de setembro de 2009, Dia Mundial Sem Carro, acabou sendo modificado para a realidade de Blumenau. No dia em que Florianópolis poderia ter iniciado a operação do sistema, Blumenau inaugurou cinco estações.

O atraso, entretanto, teve o seu legado. A carência de pesquisas e a ausência de conversas com a Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC Ciclovias) fez com que as estações deixassem de operar em 2011.

Nesse período, diante da demanda crescente de cidades em projetos de implantação de aluguéis de bicicleta, foram necessários novos parâmetros para tornar o sistema desterrense mais eficaz e não repetir os problemas da outra cidade catarinense – problemas hoje que são encontrados em diversas cidades brasileiras.

Experiência modelo

Apesar da desnecessária morosidade, o processo de licitação de Florianópolis é tido como exemplar.

Seguindo pesquisas que indicam que o melhor modelo de implantação é aquele em que as estações estão esparsas até 300m umas das outras, um grupo técnico de ciclistas e funcionários da prefeitura definiu nas origens e destinos os locais em que seriam instaladas as estações para retirada e devolução das bicicletas.

Infelizmente, como apenas os projetos da Microrrede Centro estavam adiantados, apenas nesse bairro as estações estõ bastante adensadas.

Nessa época, em 2011, seis cidades já possuíam bicicletas coletivas: além de São Paulo e Rio de Janeiro, Brasília, Blumenau, João Pessoa e Campinas.

Desde então, vários municípios encorporaram o aluguel de bicicletas em suas rotinas, muitas a toque de caixa, mas isso não tirou o brilho da licitação de Florianópolis.

Foi um dos poucos lugares, junto com Toledo e os sistemas universitários, em que ciclistas colaboraram para o processo. Depois, é a cidade em que haverá maior volume de bicicleta disponível em comparação com a população. Conta o fato também de que a empresa ajudará na implantação de pistas definitivas para os ciclistas, seguindo os projetos de órgãos técnicos, como o IPUF. Além da idoneidade com que a licitação tem sido conduzida, Florianópolis também será um dos pouquíssimos municípios em que não será levado em conta apenas o valor de tarifa, mas também a qualidade do serviço, da bicicleta e das estações.

Saiba mais:

(I) Especial Floribike: Edital de concorrência será lançado no aniversário da cidade
(II) Especial Floribike: São Paulo e Rio de Janeiro foram pioneiros
(III) Especial Floribike: Projeto de bicicletas coletivas vem de 2009
(IV) Especial Floribike: Conheça as concorrentes – Compartibike
(V) Especial Floribike: Conheça as concorrentes – Movement Barcelona
(VI) Especial Floribike: Conheça as concorrentes – Serttel
(VII) Especial Floribike: As empresas que ficaram pelo caminho
(VIII) Especial Floribike: A opção por Nova York
(IX) Especial Floribike: Compartilhamento universitário
(X) Especial Floribike: Iniciativa do interior do Paraná é premiada
(XI) Especial Floribike: Bicicletas coletivas que salvam vidas
(XII) Especial Floribike: Como funcionará em Florianópolis

Veja também:

Floribike: encaminhamento do edital homenageou os 10 anos da Bicicletada em Florianópolis
Apenas duas empresas são habilitadas a concorrer ao sistema de bicicletas públicas de Florianópolis
Aberto edital de pré-qualificação do sistema de bicicletas públicas de Florianópolis
Aluguel de bicicletas de Florianópolis é tema de Podcast
Embora pronto, edital das bicicletas públicas de Florianópolis não será lançado em 2011
Ata da Audiência Pública do Sistema de Bicicletas Públicas de Florianópolis (Floribike)
Florianópolis dá primeiro passo para implantação de bicicletas coletivas
Audiência pública debaterá aluguel de bicicletas em Florianópolis
Aluguel de bicicletas de Florianópolis deve ficar pronto em novembro de 2012
Florianópolis espera contar com bicicletas públicas em 2012

Anúncios

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

11 Responses to (III) Especial Floribike: Projeto de bicicletas coletivas vem de 2009

  1. Pingback: Diversos grupos de ciclistas prestigiaram o lançamento do Floribike | Bicicleta na Rua

  2. Pingback: Diversos secretários compareceram à assinatura do edital do Floribike | Bicicleta na Rua

  3. Pingback: Idealizadora do sistema de bicicletas coletivas de Florianópolis é homenageada | Bicicleta na Rua

  4. Pingback: (Vídeo) Florianópolis lança edital das bicicletas públicas | Bicicleta na Rua

  5. Pingback: Prefeito de Florianópolis diz que as novas obras contemplarão ciclistas | Bicicleta na Rua

  6. Pingback: (Vídeo) Discurso de Cesar Souza Júnior no lançamento do Floribike | Bicicleta na Rua

  7. Pingback: Confira o edital de concorrência do Floribike | Bicicleta na Rua

  8. Pingback: Bicicleta pública para criar a cultura na cidade | Bicicleta na Rua

  9. Pingback: (Vídeo) Projeto prevê aluguel de bicicletas para moradores de Florianópolis | Bicicleta na Rua

  10. Pingback: Licitação das bicicletas coletivas de Florianópolis é suspensa | Bicicleta na Rua

  11. Pingback: Retomada licitação das bicicletas coletivas de Florianópolis | Bicicleta na Rua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: