Regalo neerlandês


Esta é a quingentésima postagem deste blogue.

Em vez de falar de algumas novidades implementadas nas últimas semanas, de algumas que estão por vir e do apoio institucional que se recebeu, optamos por falar de uma honraria que o Bicicleta na Rua recebeu.

Nos últimos dias, aconteceu em Florianópolis a terceira edição do Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana. Dentre os palestrantes, o holandês Ton Daggers, da rede Cities for Mobility (Cidades pela Mobilidade).

Retornando a Florianópolis, onde já esteve por diversas vezes, inclusive na segunda edição do Fórum, em 2011, e na primeira Semana Internacional da Bicicleta, em 2009, Ton Daggers abordou a mobilidade por bicicleta e por pedelec, que, segundo ele, são as verdadeiras bicicletas elétricas.

Ao final do primeiro dia de palestras, instigado por uma leitora, dedicou parte da noite para a leitura deste blogue.

No dia seguinte, fez questão de agraciar o Bicicleta na Rua, com um presente: um porta-lápis de madeira em formato de cargobike, um modelo de bicicleta elétrica cargueira, que vem sendo utilizada para o serviço de transporte de mercadorias em cidades européias. Para ele, foi com muito orgulho que presenteava este blogue pelo seu trabalho.

Cargobike presenteada por Ton Daggers para o Bicicleta na Rua pelo trabalho em prol da mobilidade ciclística. Foto: Fabiano Faga Pacheco.

Cargobike presenteada por Ton Daggers para o Bicicleta na Rua pelo trabalho em prol da mobilidade ciclística. Foto: Fabiano Faga Pacheco.

– – – * – – – // – – – * – – –

Devido à conexão inconstante com a internet durante o evento, as matérias sobre esse incrível Fórum não puderam ser repassadas com o mesmo vigor que as palestras tiveram. Apenas pelo Youtube os conteúdos foram atualizados com certa agilidade. Mas isso não foi de todo ruim. Uma outra leitora deste blogue e que também esteve presente nas palestras sobre determinados assuntos, encontrou importantes incoerências entre o apresentado e a realidade, notadamente numa das frases de maior impacto proferidas no Fórum. Se não fosse pela ajuda dessa leitora, certamente essa confrontação não teria ocorrido. Até segunda-feira, quase toda a cobertura do Fórum deverá estar disponível aqui no WordPress.com.

– – – * – – – // – – – * – – –

A pequena homenagem de Ton Daggers a este blogue foi recebida com uma visível emoção. Afinal, não são só quase 5 anos, 500 textos e mais de 200.000 visitas de um veículo de comunicação de uma das menos populosas capitais brasileiras. É todo um conjunto de pensamentos, ações, práticas e referenciais que compõem o conceito deste site.

Ton certamente conhecia a situação de Florianópolis antes de 2008 e a tem visto mudar ao longo de suas visitas durante os anos. Tem visto, também, as diversas manifestações de ativistas pela bicicleta surgirem e ganharem fôlego com o tempo. Novas caras e velhos rostos unidos, mesclados por um mesmo ideal de mobilidade que alie o transporte ativo ao coletivo no planejamento do uso do solo. Mescaldos, afinal por um mesmo ideal de cidade, voltada para a convivência e o encontro: um lugar para se estar, não simplesmente para se passar.

Diante dessa consideração, o Bicicleta na Rua só tem a dizer:

– Valeu, Ton!

[- ¿Y puedo darte un abrazo?]

Anúncios

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

2 Responses to Regalo neerlandês

  1. Fernando says:

    Parabéns. Acho que este é um importante reconhecimento do seu esforço. Que dias “pedalando” venham .

  2. Vera Lúcia says:

    O Bicicleta na Rua tem sido um veiculo valioso de comunicação!!
    Você merece, muitos prêmios, sobretudo ver ser concretizado os projetos aqui comentados nesta cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: