(Mobilidade nas Cidades) Abertura do terceiro Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana


Diversos representantes do Governo do Estado de Santa Catarina e das prefeituras da Grande Florianópolis fizeram-se presentes na abertura deste terceiro Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana.

Compuseram a mesa no cerimonial de abertura o vice-presidente da Associação dos Ciclousuários da Grande Forianópolis (ViaCiclo) Daniel de Araújo Costa, o presidente da Câmara de Vereadores de Florianópolis César Luiz Belloni Faria, o secretário de Estado Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis Renato Hinnig, o deputado estadual José Milton Scheffer, representando a Assembléia Legislativa, o secretário municipal De Transportes, Mobilidade e Terminais Valmir Humberto Piacentini, representando a Prefeitura de Florianópolis e Hamilton Lyra Adriano, da ShopConsult, empresa organizadora do Fórum.

César Faria, Renato Hinnig, Hamilton Lyra, José Milton Scheffer e Daniel Costa na mesa de abertura do 3º Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana. Foto: Fabiano Faga Pacheco.

César Faria, Renato Hinnig, Hamilton Lyra, José Milton Scheffer e Daniel Costa na mesa de abertura do 3º Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana. Foto: Fabiano Faga Pacheco.

Representantes de empresários, de organizações sociais e das prefeituras de Palhoça, Ilhota e Santo Amaro da Imperatriz também estiveram no auditório do Hotel Majestic, no Centro de Florianópolis.

Citando a pesquisa do Instituto MAPA/RBS, Daniel Costa afirmou que 82% das pessoas das 10 maiores cidades catarinense estariam dispostas a utilizar mais o transporte coletivo se este fosse mais eficiente e que 70% das pessoas afirmaram que gostariam de utilizar mais o modal ciclístico.

Já Renato Hinnig fez questão de ressaltar a importância da bicicleta. Segundo ele, mesmo sendo um dos modais com menor participação no número de deslocamento, é positivamente surpreendente que uma associação de ciclistas consiga co-organizar um evento tão importante como esse fórum.

Afirmou estar abismado por saber que nenhum município da Grande Florianópolis tem um plano viário e que está se buscando recursos para a realização de uma ampla pesquisa de origem e destino. Cobrou também a realização de consórcios intermunicipais na Grande Florianópolis. Segundo Renato, a região está perdendo muitos recursos da União destinados a este tipo de parceria, visto que não existe sequer um consórcio entre os municípios da região.

Obs.: Texto escrito originalmente em 03 de abril de 2013.

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

4 Responses to (Mobilidade nas Cidades) Abertura do terceiro Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana

  1. Pingback: (Mobilidade nas Cidades) O foco da mobilidade não é a fluidez | Bicicleta na Rua

  2. Pingback: (Mobilidade nas Cidades) “As pessoas devem usar o transporte público pelos seus benefícios” | Bicicleta na Rua

  3. Pingback: (Mobilidade nas Cidades) Íntegra da palestra de Gil Peñalosa | Bicicleta na Rua

  4. Pingback: (Mobilidade nas Cidades) Caminhar e pedalar salvam vidas | Bicicleta na Rua

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: