Ciclovia na Av. Madre Benvenuta é discutida na Câmara de Vereadores de Florianópolis


A construção de uma ciclovia na Av. Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica, em Florianópolis, foi tema de debate na Câmara de Vereadores na última quarta-feira, 10 de julho.

Desde a construção do atual Shopping Iguatemi, em 2006, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre os proprietários e a prefeitura definiu, dentre outras coisas, que ficaria por conta do empreendimento a construção de uma pista ciclável do tipo “ciclovia” num trecho de 1250 metros da avenida. Entretanto, ao longo dos últimos 7 anos, apenas 250m de ciclofaixa unidirecional foram construídos.

O empreendedor, por sua vez, sistematicamente nega-se a construir a ciclovia na avenida, desconsiderando completamente o trabalho dos técnicos do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), feito pelo engenheiro Lírio José Legnani e pela urbanista Vera Lúcia Gonçalves da Silva, que previa ciclovia ao longo da avenida, e não pelas ruas internas do bairro.

Em 2010, os (ir)responsáveis pela Prefeitura, além de afirmarem que a ciclofaixa construída era uma ciclovia, chegaram até a afirmar que o trabalho de seus técnicos seria muito caro para o empreendedor, numa situação obscura de advogarem contra os interesses da cidade e a favor do empreendimento.

Por causa dessa conduta, que resultou inclusive na morte de um ciclista na avenida em 2012, o vereador Pedro de Assis Silvestre, o Pedrão (PP) fez um requerimento, aprovado pelos demais membros do legislativo, para pedir cópia do TAC ao Ministério Público Federal para poder cobrar a execução dos 1.000 m restantes.

Votação de requerimento sobre ciclovia na Av. Madre Benvenuta na Câmara de Vereadores. Foto: Pedro de Assis Silvestre (Pedrão).

Votação de requerimento sobre ciclovia na Av. Madre Benvenuta na Câmara de Vereadores. Foto: Pedro de Assis Silvestre (Pedrão).

Link original da imagem

Saiba mais:

Ausência de seguranças para o ciclista é tema de Podcast na Rádio UDESC

Morte no Santa Mônica poderia ter sido evitada. Ghost bike será instalada hoje.

Bicicletada Floripa de agosto homenageia ciclista morto em local que deveria ter ciclovia há 6 anos

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

One Response to Ciclovia na Av. Madre Benvenuta é discutida na Câmara de Vereadores de Florianópolis

  1. Pingback: “O Shopping Iguatemi está matando ciclistas”, afirma vereador | Bicicleta na Rua

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: