2ª Circunferência de Mobilidade em Florianópolis e Maratona Intermodal


Circunferencia de Mobilidade 2013

Dia Mundial Sem Carro 2013 contará com eventos na UFSC e no Trapiche Beiramar

Organizações se unem em torno da II Circunferência Sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis e da Maratona Intermodal, iniciativas da Rede RITMOS das Cidades em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

No dia 22 de setembro, será celebrado o Dia Mundial Sem Carro, movimento criado na Europa em 1997 e que se espalhou pelo mundo como uma data para as pessoas refletirem sobre o uso excessivo do veículo individual motorizado. É um dia para as pessoas utilizarem ônibus, bicicletas, caminhadas e formas sustentáveis de deslocamento para chegar ao seu destino. A exemplo da edição realizada em 2012, haverá esse ano, na sexta feira, 20, e no domingo, 22 de setembro, uma série de eventos em apoio ao Dia Mundial Sem Carro, entre eles a II Circunferência Sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis e a Maratona Intermodal.

II Circunferência Sobre Mobilidade Urbana – sexta-feira, 20 de setembro – UFSC

A II Circunferência Sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis é uma iniciativa da organização RITMOS DAS CIDADES – Rede pró Infraestrutura, Transporte, Mobilidade e Segurança no Trânsito – em parceria com diferentes organizações relacionadas à educação, aos movimentos sociais, aos serviços públicos e à tecnologia. Uma estrutura criativa, formada por 12 circunferências, abrigará no Centro de Eventos da UFSC a programação, elaborada para levar aos visitantes todo tipo de experiência em torno dos temas da mobilidade urbana. O público presente poderá conhecer alguns projetos em andamento para a cidade de Florianópolis, observar exposições, ouvir e debater com especialistas, assistir a vídeos e conhecer ferramentas para melhorar sua mobilidade cotidiana na cidade. As Circunferências contarão com a presença de autoridades, especialistas, ativistas e estudantes. Além dos diálogos, palestras e exibições, haverá um espaço livre, apelidado de “palanquinho” para as pessoas que se inscreverem com a intenção de expor ideias ou relatar problemas relacionados ao trânsito em sua comunidade.

A II Circunferência Sobre Mobilidade e a Maratona Intermodal são iniciativas criadas em apoio às campanhas Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito, da ONU, à Semana Nacional de Trânsito 2013, do Denatran e ao Dia Mundial Sem Carro.

A “Circunferência” no título do evento remete ao seu formato circular, representando a interdependência e a interatividade necessárias para que pessoas, organizações e instituições construam cidades mais inteligentes.

Maratona Intermodal – domingo, 22 de setembro – Trapiche Beiramar

Tratando-se do Dia Mundial Sem Carro, os moradores da Grande Florianópolis serão desafiados no domingo 22, entre as 10 e as 16 horas, a percorrer o trajeto da sua casa até o Trapiche da Beiramar de forma sustentável, utilizando ao menos três diferentes meios de transporte: é a Maratona Intermodal. Aqueles que utilizarem o maior número de modalidades sustentáveis e forem mais criativos serão premiados pela organização ao final do evento. A entrega dos prêmios será realizada no Trapiche da Avenida Beiramar Norte, às 18 horas. É necessário documentar o trajeto percorrido com fotos ou vídeo para participar. A ideia é mostrar que é possível mudar os hábitos em prol da mobilidade sustentável e a participação é gratuita. A participação é gratuita e as inscrições poderão se feitas no hotsite da RITMOS ou no local, a partir das 10 da manhã.

SERVIÇO:
O quê: II Circunferência Sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis
Quando: sexta feira, 20, das 10h às 18h
Onde: UFSC – Trindade [Centro de Eventos]
Baixe a programação

O quê: II Maratona Intermodal
Quando: Domingo, 22 de setembro, das 10h às 18h
Onde: Trapiche da Avenida Beiramar Norte
Veja o regulamento

Confirme sua presença pelo Facebook

Informações:
Indianara Bianqueto Fogaça
48 8845 0220 | 48 3233 6415
projetos@mobfloripa.com.br
www.ritmosdascidades.com.br
https://www.facebook.com/ritmosdascidades
info@ritmosdascidades.com.br

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: