Semana Catarinense de Mobilidade Urbana


Florianopolis 2013-09-24.26 Semana Estadual da Mobilidade

Semana da Mobilidade apresenta agenda de debates, apresentações e proposições em busca de soluções efetivas

CCR, Floripa em Movimento e SC Par apresentam e debatem detalhes sobre projetos de mobilidade para a Grande Florianópolis

A agenda da Semana Estadual da Mobilidade Urbana prevê para a próxima semana momentos importantes para a mobilidade urbana nas cidades catarinenses, em eventos que serão realizados na Assembleia Legislativa. No dia 24, pela manhã, Fernando Araldi, do Ministério das Cidades, falará sobre a política nacional de Mobilidade Urbana e o desafio dos municípios catarinenses, que até 2015 devem ter concluídos seus planos municipais de mobilidade. A promoção do transporte não-motorizado como parte de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável será outro dos temas discutidos na abertura. A apresentação será do arquiteto e urbanista  Emilio Merino Dominguez, membro de diversas organizações mundiais da mobilidade, tais como, Cities for Mobility;  Associação Ibero-americana de Mobilidade Urbana para a Sustentabilidade –ASIMUS; e a Rede de Universidades Ibero-americanas de Técnicas de Engenharia Municipal.

No período da tarde, pela primeira vez de forma pública, as empresas CCR e Floripa em Movimento, assim como a SC Par apresentam e debatem seus projetos de mobilidade urbana para a Grande Florianópolis. A SC Par também apresenta informações sobre o estudo de mobilidade contratado pelo Governo do Estado através do BNDES. Os participantes poderão tirar suas dúvidas e conhecer detalhes de cada projeto que participa do Processo de Manifestação de Interesse promovido pelo Governo do Estado. “Entendemos que a Assembleia Legislativa tem o dever e a obrigação de tornar público esses projetos e discutir as soluções de mobilidade urbana em pauta em Santa Catarina, bem como, a política nacional de mobilidade, que entrou em vigor em abril de 2012”, afirma o deputado estadual Renato Hinnig, parlamentar propositor da Semana Estadual da Mobilidade Urbana.

CICLOVIAS – No dia 25, as atividades da Semana Estadual da Mobilidade Urbana estão focadas no projeto de lei que propõe a criação de um sistema cicloviário para Santa Catarina, de autoria do deputado estadual Renato Hinnig. Ciclistas, arquitetos, especialistas em mobilidade, entre outros, estão sendo convidados a participar de um oficina técnica que vai colher sugestões para o projeto, bem como para o desafio da implantação de sistemas cicloviários. A oficina será coordenada pelo arquiteto Emilio Merino Dominguez, que também é assessor e Perito Sênior Local do Ministério das Cidades no projeto de implementação da Lei da Mobilidade no Brasil e atualmente é Coordenador e Assessor técnico da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Região Metropolitana- A criação de uma Região Metropolitana envolvendo os principais municípios da Grande Florianópolis e a importância dos consórcios intermunicipais serão os focos de evento promovido pelo Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), em parceria com a Escola do Legislativo Estadual, no dia 26 de setembro, na Capital. O objetivo é discutir o desenho institucional e a legislação metropolitana, com formulação de políticas públicas de interesse comum e formas de gestão e financiamento deste tipo de espaço. O evento será realizado no PlenarinhoDeputado Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa, das 9h às 18h.

A Semana Estadual da Mobilidade Urbana é uma promoção da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano. A abertura oficial do evento está marcada para às 9horas, no auditório Antonieta de Barros, da ALESC.   “Urge que se discuta incessantemente e cada vez mais a questão da mobilidade urbana, que se apresenta como um dos grandes problemas da atualidade a serem enfrentados por administradores em todos os níveis, não só nas grandes cidades como também nos municípios de menor porte”, avalia o presidente da Comissão de Transportes, deputado Reno Caramori (PP).

 PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ESTADUAL DE MOBILIDADE URBANA

24 de Setembro  – Terça-feira

CICLO DE PALESTRAS  – SANTA CATARINA EM MOVIMENTO

Local: Auditório Antonieta de Barros
Horário: Das 9:00 às 11:30

·         9:00 – Abertura do evento
·         9:30 – Palestra – A política nacional de Mobilidade Urbana e o desafio dos municípios catarinenses – Ministério das Cidades
·         10:00  – Palestra –  A Promoção do Transporte não-motorizado como parte de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável –  Emilio Merino – Arquiteto e Urbanistas, especialista em mobilidade urbana.
·         10:30 – Palestra – Projeto de lei que cria o sistema cicloviário em Santa Catarina, aspectos legais e possibilidades. – Deputado estadual Renato Hinnig
·         11:00 –   Palestra – Trânsito Bacana com você –  Agnaldo Silva Guina

SEMINÁRIO – PROJETOS DE MOBILIDADE URBANA PARA A GRANDE FLORIANÓPOLIS

Local: Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright
Horário: Das 14:00 às 16:30

·         14:00 – Abertura do evento – Assembleia Legislativa.
·         14:20 – Apresentação das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, visando a melhoria do transporte em nível regional, com prioridade para o Transporte Público.
·         14:30 – Apresentação do Estudo de Mobilidade Urbana que está sendo desenvolvido através de acordo de cooperação técnica com o BNDES – Plano Diretor de Mobilidade Urbana.
·         15:00 – Apresentação do projeto da empresa CCR
·         15:30 – Apresentação do projeto do consórcio Floripa em Movimento
·         16:00 – Espaço para questionamentos.

25 de setembro – Quarta-feira

OFICINA – CONTRIBUIÇÕES PARA O PROJETO DE LEI QUE CRIA O SISTEMA CICLOVIÁRIO EM SANTA CATARINA

Local: Sala 01 das Comissões
Horário: 14:30 às 17:00

·         14:30 – Oficina
·         16:00 – Coffe Break
·         16:20 – Finalização do documento que será apresentado à Alesc
·         16:40 – Entrega aos representantes da Alesc, do documento com o resultado final da Oficina

26 de setembro – Quinta-feira

SEMINÁRIO DE GOVERNANÇA METROPOLITANA

Local: Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright
Horário: das 9:00 às 18:00

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: