Conexão Montréal #3 – Comprando uma bici


A cidade de Montréal é um ótimo lugar para ciclistas, com 600 km em rede de vias para bikes. Montréal é a segunda cidade no mundo mais receptiva para bicicletas. Só perde em transporte ativo para Portland, isto quer dizer que apesar dos diversos investimentos anuais em ciclovias, ciclofaixas, bicicletários, conexões com outros meios de transporte (como metrô e trem), etc. a cidade americana ainda ganha em estrutura.

Estava cansada de ver todo mundo pedalando para todo canto e também de ter que pegar o metrô sempre. Era hora de comprar uma bicicleta. Como vocês sabem eu não sou rica para comprar uma bicicleta nova, que são um pouco mais baratas (sem fazer conversão) aqui do que no Brasil. Então, a minha opção era comprar uma bicicleta usada. Fui em diversas lojas, mas não achava nada direcionado para a minha relação custo benefício.

Foi aí que descobri os dois sites mais usados de vendas de garagem online: Craigslist e o Kijiji. Em ambos, você encontra qualquer coisa. Isso é um tanto complicado, por isso no Kijiji, deve-se ativar o sistema de busca para detalhar a pesquisa e achar o que você realmente está precisando. No Craiglist a coisa é muito mais simples, você entra e aparecem todas categorias possíveis, daí, você seleciona a sua e abre a lista diária de anúncios. Alguns têm fotos e diretrizes geográficas do proprietário. A maioria tem um número de telefone para você ligar ou a possibilidade de responder o anunciante por e-mail. O complicado destes sites é que você pode tomar vários bolos. Eu fiquei no Mile End meia hora esperando o proprietário. Dois dias depois,  vi a bici e nem tava tão boa quanto na foto.

ariel, minha bikeFoi o meu companheiro que acabou encontrando a bike exata para mim, ela é vermelha, uma speed feminina tchecoslovaca, o proprietário morava perto da minha casa e custava $150 dólares canadenses. Nos encontramos duas vezes, a primeira foi para ver a bicicleta, nos encontramos na esquina da Maisonneuve que é uma grande avenida que corta todo o centro e tem ciclovia, foi nela que peguei a bici para dar uma volta. Na manhã seguinte, fechamos negócio. O cara me deu algumas dicas sobre roubos de bicis, me ensinou a trocar de velocidade e me disse onde ficava a bicicletaria mais perto donde a gente estava.

Cadeado U-lock

E agora, pasmem! O cadeado custou a metade da do valor da bicicleta. Os cadeados aqui vêm ficando cada vez mais especiais por causa dos roubos. Eu comprei um do tipo Ulock com uma corda de aço porque provavelmente, minha bici vai dormir sempre na rua. Estes sites são muito interessantes, mas todo mundo se lembra daquela história de uma garota que achou sua própria bicicleta a venda no Craiglist? Esta história aconteceu aqui no Canadá, em Vancouver.

Sobre vivix
educadora popular, ciclista vidrada, gostaria de ser escritora mas acabou virando pesquisadora acadêmica, paulista mas virou manézinha há 8 anos, anda de banda por montréal

3 Responses to Conexão Montréal #3 – Comprando uma bici

  1. Diogo disse:

    Vai procurando um lugar dentro de casa, fechado, pra guardar a
    Bike, quando começar a nevar tu não vai poder deixar ela na rua, as máquinas passam e quebram tudo !!!!

  2. vivix disse:

    pois é diogo, na rua na rua ela não tá, na área interna do meu prédio tem um bicicletário que estou usando, mas, não consigo trazer para o quarto, pq meu quarto aqui é muito pequeno. mas obrigada pela dica, não sabia disso não :O

  3. olir disse:

    Voltei na semana passada de Montreal e já estava chegando aos -3C. Deixei de comprar uma speed Corsa Italiana, boa por $40. O cara tava fazendo reforma da casa. Tive vontade de traze-la para o Brasil. O site que V indicou é bom e tem muita bike para venda:

    http://novascotia.kijiji.ca/f-buy-and-sell-bikes-mountain-W0QQCatIdZ647QQisProvinceSearchZtrue

    Pena que so tenha lido hoje, pois podia ter indicado para V. a bike acima.

Deixe uma resposta

