Hoje conheceremos as concorrentes para o Floribike


Está prevista para hoje, às 10h, na Secretaria Municipal de Administração, na Rua Conselheiro Mafra, nº 656, Centro de Florianópolis, a abertura dos envelopes com a proposta das empresas que concorrerão para a implantação do sistema de compartilhamento de bicicletas do município.

Esta é a segunda tentativa real de Florianópolis para contar com o sistema. Em 2013, após seguidos adiamentos que fizeram a licitação perder credibilidade, o Floribike teve seu edital de concorrência deserto, sem empresas interessadas.

Processo semelhante poderia estar em curso agora, mas as prontas respostas do poder público podem levar a resultados diferentes. Se na primeira vez foram 2 anos de um processo moroso, agora, mesmo com dois adiamentos e uma republicação de edital, passaram-se apenas 4 meses desde os primeiros passos.

Confira abaixo a cronologia desse novo edital do Floribike:

Dia 14 de abril de 2015

Criada uma Comissão Permanente de Processo Licitatório.

Diario Oficial de Florianopolis 2015-04-14

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

PORTARIA Nº 1551/2015 – O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, no uso das atribuições conferidas pelo artigo 23, inciso II letra “d” da Lei Orgânica do Município de Florianópolis, Decreto nº 11359/2013 e com fulcro no art. 51 da Lei Federal nº 8.666/93, atualizada pelas Leis nºs 8.883/94 e 9.648/98; RESOLVE:

Art. 1º Designar os servidores VERA LÚCIA GONÇALVES DA SILVA, matrícula n° 898155, GEOVANI ANTONIO REIS, matrícula n° 30220-1, ELEONORA FRANZONI DA CRUZ, matrícula n° 04725-2, MARCELO ROBERTO DA SILVA, matrícula n° 8185-0, LUIZ AMÉRICO MEDEIROS, matrícula n° 04537-3, IVAN GRAVE, matrícula nº 29088-2 e ALINE CHAVES DE ANDRADE, matrícula nº 28657-5 para sob a presidência do primeiro, comporem a COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO LICITATÓRIO PARA A CONCESSÃO DO SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO E ALUGUEL DE BICICLETAS DENOMINADA FLORIPA BIKE NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS.

Art. 2° Fica concedida uma gratificação de exercício, no valor de 01 (um) salário mínimo vigente, aos servidores que compõem a Comissão Permanente de Licitação do Município, conforme prevê a Lei nº 4940 de 03 de julho de 1996.

Art. 4º O prazo de duração da Comissão será 01 (um) ano.

Art. 5º Esta portaria será publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município, retroagindo seus efeitos a 1º de abril de 2015.

Florianópolis, 14 de abril de 2015.

GUSTAVO MIROSKI
Secretário Municipal de Administração

Dia 30 de abril de 2015

Prefeitura lança um texto justificando a concessão do serviço de bicicletas públicas.

Diario Oficial de Florianopolis 2015-04-30
SECRETARIA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA

ATO JUSTIFICATIVO PARA OUTORGA DE CONCESSÃO – O Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, no uso de suas atribuições legais, atendendo o disposto no Art. 5º da Lei 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, torna público que irá instaurar procedimento licitatório, para a concessão da exploração de serviço de locação de bicicletas, Floribike, abrangendo o serviço de implantação, manutenção, monitoramento e operação. Para a abertura deste processo, a Administração levou em consideração os seguintes aspectos:

– O excesso de veículos nas áreas centrais das cidades tem sido um dos grandes problemas urbanos enfrentados pelas administrações, sendo comum às cidades de médio e grande porte que provoca engarrafamentos, poluição ambiental, e baixa qualidade de vida. A cidade de Florianópolis vem desenvolvendo um programa para dotar a cidade de uma malha cicloviária com investimentos através de políticas de incentivo ao uso da bicicleta. Dentre os projetos inovadores para melhorar a mobilidade urbana, e a equidade no transporte do município, a Secretaria de Mobilidade Urbana toma a iniciativa de dotar Florianópolis de uma rede de Estações de locação de Bicicletas públicas. O projeto elaborado pelo IPUF, à semelhança das já implantadas em cidades como Rio de Janeiro, Barcelona, Paris, Stuttgart, Lyon, resgata a importância de qualificar o espaço público para as pessoas.

– A implantação do sistema de bicicletas públicas de aluguel da cidade de Florianópolis é uma iniciativa complementar ao esforço da Prefeitura Municipal de Florianópolis orientado para mudar a cultura predominantemente automobilística da cidade. Oferecer uma alternativa ambientalmente sustentável e saudável, para pequenos deslocamentos urbanos, inclusive aos usuários do transporte coletivo e do individual. A implantação desse projeto trará maior comodidade e mobilidade à população da cidade de Florianópolis, disponibilizando uma tecnologia que proporcionará melhor qualidade de vida e preservação ambiental.

Muitos outros benefícios podem ser listados, sem exaurir a relação, como:
– Redução da circulação desnecessária de veículos particulares na região central da cidade;
– Disponibilização de um meio de transporte opcional de acesso as áreas centrais;
– Redução dos engarrafamentos e melhora da fluidez do tráfego;
– Redução de impactos ambientais de emissão de poluentes e do uso de papel;
– Integração de modais de transporte;
– Uso de novas tecnologias para pagamento de serviços públicos;
– Aumento da circulação de pessoas nas áreas centrais, favorecendo o comércio local;
– Estímulo a prática de exercícios físicos; Integração de Florianópolis a um ambiente de modernidade.

RESOLVE:
I – Determinar a adoção das providências necessárias a abertura do procedimento licitatório, na modalidade de Concorrência;
II – O prazo de concessão será de 10 (dez) anos;
III- A área de abrangência será o Município de Florianópolis;

Publique-se o presente uma vez no Diário Oficial do Município e em jornal de grande circulação local, para conhecimento público.

Florianópolis, em 30 de Abril de 2015.

Vinicius Cofferri
Secretário Municipal de Mobilidade Urbana

Dia 19 de julho de 2015

Lançado edital do Floribike.

Diario Oficial de Florianopolis 2015-05-19

SECRETARIA MUNICIPAL DE MOBILIDADE URBANA

EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº 294/SMA/DLC/2015. A Secretaria Municipal da Administração torna público, para o conhecimento dos interessados, que em ato público será realizada Concorrência, tipo técnica e preço, tendo como objeto: “Concessão da exploração de serviços públicos de locação de bicicletas, abrangendo a execução dos serviços de implantação, manutenção, monitoramento, conservação operação, ampliação, melhorias e exploração da referida atividade, compreendendo pontos de aluguel, estações, suportes e bicicletas”. A data e hora limite para a entrega dos envelopes será às 10:00 horas do dia 08/07/2015. A reunião de abertura dos envelopes será na Secretaria Municipal de Administração, Diretoria de Licitações e Contratos, na Rua Conselheiro Mafra, nº 656, Ed. Aldo Beck, 3º andar, sala 301, Centro, Florianópolis/SC. O Edital poderá ser acessado pelo site www.pmf.sc.gov.br. A Comissão.

Confira aqui como era primeira versão do edital e suas erratas:
:: Edital
:: Errata 1
:: Errata 2

Dia 8 de julho de 2015

Após ser suspendo na véspera da abertura dos envelopes, por falta de publicidade adequada das erratas, o edital é relançado já corrigido.

Diario Oficial de Florianopolis 2015-07-08 SECRETARIA MUNICIPAL DE  MOBILIDADE URBANA

 REPUBLICAÇÃO DO EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº294/SMA/DLC/2015. A Secretaria Municipal da Administração torna público, para o conhecimento dos interessados, que em ato público será realizada Concorrência, tipo técnica e preço, tendo como objeto: “Concessão da exploração de serviços públicos de locação de bicicletas, abrangendo a execução dos serviços de implantação, manutenção, monitoramento, conservação operação, ampliação, melhorias e exploração da referida atividade, compreendendo pontos de aluguel, estações, suportes e bicicletas”. A data e hora limite para a entrega dos envelopes será às 10:00 horas do dia 25/08/2015. A reunião de abertura dos envelopes será na Secretaria Municipal de Administração, Diretoria de Licitações e Contratos, na Rua Conselheiro Mafra, nº 656, Ed. Aldo Beck, 3º andar, sala 301, Centro,  Florianópolis/SC. O Edital poderá ser acessado pelo  site www.pmf.sc.gov.br. A Comissão.

Confira o edital republicado:
:: Novo Edital

Dia 9 de julho de 2015

Pequena mudança na composição da Comissão de Licitação.

Diario Oficial de Florianopolis 2015-07-09
SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

PORTARIA Nº 2692/2015 – O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, no uso das atribuições conferidas pelo artigo 23, inciso II letra “d” da Lei Orgânica do Município de Florianópolis, Decreto nº 11.359 de 11 de março de 2013 e com fulcro no art. 51 da Lei Federal nº 8.666/93, atualizada pelas Leis nºs 8.883/94 e 9.648/98; Resolve: Art. 1º Alterar, o ART. 1º da Portaria n° 1551/2015, que designou a COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO LICITATÓRIO PARA A CONCESSÃO DO SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO E ALUGUEL DE BICICLETAS DENOMINADA FLORIPA BIKE NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS, SUBSTITUIR, a servidora ALINE CHAVES DE ANDRADE, matrícula nº 286575-5, pela servidora CÁSSIA MARIA MIOTTI RITTER VON JELITA, matrícula, n° 25624-2. Art. 2º Esta Portaria será publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município, passando a vigorar seus efeitos a partir da data da publicação. Florianópolis, 09 de maio de 2015. Gustavo Miroski – Secretário Municipal de Administração

Veja também:
Artigo: “Ciclovia e Mobilidade Urbana”, por Luiz Henrique da Silveira
Projeto do Senado incentiva implantação de bicicletas públicas

Anúncios

Sobre bicicletanarua
Ciclista urbano paulistano residente em Florianópolis.

One Response to Hoje conheceremos as concorrentes para o Floribike

  1. Pingback: Jornal comete gafes ao criticar cicloativismo de Florianópolis | Bicicleta na Rua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: